18 outubro 2012

Aprender a ler e a escrever com o encanto próprio da infância


Anos iniciais
E o lúdico permanece na “escola de verdade”
Crianças dos anos iniciais aprendem através do Projeto TRILHAS, que tem a intenção de auxiliar no processo de leitura e escrita.
“A escola da vida terá muito pouco a ensinar para aquele que não aprendeu a ler por conta própria”. (Paulo Freire)
Por Fabiane De Carli Tedesco

Não é de hoje que a professora de Ensino Fundamental, Francieli Battiston, procura maneiras de fomentar os valores e os princípios morais dentro da escola. Trabalhando há seis meses na Escola de Educação Básica Pedro Maciel, a professora teve seu projeto escolhido e hoje ministra aulas com materiais do Projeto TRILHAS do Instituto Natura. Ferramentas que auxiliam na alfabetização, no despertar para a literatura e também para os valores e princípios morais, um tanto esquecidos no ambiente escolar, na opinião da professora.
“Enfrentamos sérios problemas. Um deles é a falta de valores e princípios morais dentro da família e da escola. Não adianta encher a cabeça das crianças com conteúdo, é preciso falar de valores e princípios morais”, acredita. Desde a Semana da Pátria, o assunto tem povoado ainda mais as aulas da professora. No desfile cívico, o tema trabalhado por ela também foi este.
Até o dia 10 de novembro, quando haverá o encerramento do Projeto TRILHAS na Feira do Conhecimento, os alunos terão acesso a músicas, historinhas, jogos e parlendas que têm a intenção de motivar os pequenos a entrarem no universo da literatura infantil e da cultura escrita. Neste dia, os alunos de duas turmas do primeiro ano que participam do projeto – 43 no total – vão encenar o projeto 
através de uma apresentação artística.
“Os clássicos e outros livros do Projeto TRILHAS são ótimos para mostrar os princípios aos alunos. Mas, além de falar, de tentar convencer o aluno sobre determinado assunto, é sempre bom ouvir, observar a linguagem corporal e dar empoderamento à criança, que deve sonhar e ser autora de sua própria história. Não basta ensinar os códigos do alfabeto, mas também mostrar aos alunos que eles são construtores da escola, são responsáveis por ela e também pela família”, diz Francieli.
Presente em todos os estados do Brasil, o Projeto TRILHAS beneficia cerca de 72 mil escolas da rede pública de 3.300 municípios do país, 140 mil professores e mais de 3 milhões de crianças. Em Santa Catarina, 113 municípios receberam kits. O projeto é idealizado pelo Instituto Natura, em parceria com a CEDAC – Comunidade Educativa e MEC (Ministério da Educação).
O apego ao lúdico
Formadora do Projeto TRILHAS, Jussani Derussi entende que o projeto auxilia no processo de iniciação da leitura e escrita. Por esse motivo é direcionado às crianças de seis e sete anos. “Ele ajuda a não romper o aspecto lúdico, presente na Educação Infantil, nos anos iniciais. Muitos pais, quando o filho entra nos anos iniciais, falam: ‘agora você entrou na escola de verdade.’ Mas todas as séries da escola são de verdade.”
Outro ponto interessante levantado por Jussani é a importância de ensinar às crianças de seis anos o apreço pela literatura. “Com seis anos, elas estão formando a sua identidade. O que elas aprenderem até esta idade, vai acompanhá-las pelo resto da vida.” A formadora salienta a relevância dos pais contarem histórias para as crianças, fazendo uso dos livros disponíveis por meio do projeto, já que considera a contação de histórias importantíssima no processo de iniciação.
Crédito: Fabiane De Carli Tedesco/SB
Legendas:
Músicas, historinhas, jogos e parlendas que têm a intenção de motivar os pequenos a entrarem no universo da literatura infantil
Projeto traz ferramentas que auxiliam na alfabetização, no despertar para a literatura e também para os valores e princípios

Fonte:


7 comentários:

Unknown disse...

Muito bem Luigi, continue nos prestigiando!
Abraço

Elizadete,Morgana e Gilvanio disse...

Parabéns, pela iniciativa de desenvolver um projeto deste nível.
Este projeto serve de incentivo para outras escolas públicarem seus trabalhos.
Estamos aguardando a próxima públicação.

Anônimo disse...

O projeto é muito bom,os alunos, a Escola, a professora e a Educação só tem a ganhar com essa iniciativa de alfabetização. Parabéns Luidi, continue a semear coisas boas.

Unknown disse...

Olá Elisabete, Moirgana e Gilvanio!
Que bom que gostaram deste ambiente, espero que voltem mais vezes por aqui!
Agradeço a visita!
Abraços
Luiz Napoleão Vieira

Unknown disse...

Olá Anônimo!
Obrigado pelas palavras de incentuizivo.
Abraços
L

Anônimo disse...

Olá Luiz!
Parabéns por valorizar o Projeto de aprendizagem Trilhas, sendo que ele está proporcionando um show de literatura infantil nas escolas estaduais! Sentido-se honrosos em estar nesse espaço.
Um forte Abraço!
NTE-Chapecó

Luiz N. Vieira disse...

Olá NTE de Chapecó!
Os Projeto inovadores sempre serão disponibilizados e bem vindos neste ambiente. Entendemos que é possível socializar ações de aprendizagem. Trilhas, é um exemplo uma grande obra mediada pela tecnologia utilizando como tema literatura infantil.
PARABÉNS E CONTINUEM AMPLIAR CAMINHOS.
ABRAÇOS
lUIZ