Formação uso dos Tablets



Tablet educacional: divulgação e formação
SANTA CATARINA 

Nesse segmento estarão os eventos que difundiram a ideia do uso dos tablets como recurso de qualificação do processo de aprendizagem em sala de aula.


N  T  E    ARARANGUÁ  


N  T  E    BLUMENAU  

FOTO DIVULGAÇÃO

N  T  E    BRAÇO DO NORTE  


N  T  E    CAÇADOR  


N  T  E    CAMPOS NOVOS  

FOTO DIVULGAÇÃO
FOTO DIVULGAÇÃO


N  T  E    CHAPECÓ  

 NTE Chapecó
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N  T  E    CONCÓRDIA  

















N  T  E    CRICIÚMA  

 NTE CRICIÚMA
FOTO DIVULGAÇÃO













N  T  E    DIONÍSIO CERQUEIRA  

 NTE DIONÍSIO CERQUEIRA
FOTO LUIZ NAPOLEÃO VIEIRA SED/ GETED














N  T  E    GRANDE FLORIANÓPOLIS  

 NTE FLORIANÓPOLIS
FOTO OSVALDO NOCETTI















N  T  E    IBIRAMA  

















N  T  E    ITAJAÍ  





























N  T  E    ITAPIRANGA  


















N  T  E    JARAGUÁ DO SUL  

N  T  E    JOAÇABA  
















N  T  E    JOINVILLE  


 NTE JOINVILLE
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N  T  E    LAGES  

 NTE LAGES



























N  T  E    MAFRA  

 nte mafra
FOTO JAMES TAVARES - SECOM






































N  T  E    PALMITOS





























N  T  E    QUILOMBO  

 NTE QUILOMBO
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N  T  E    RIO DO SUL  

 FOTO DIVULGAÇÃO
FOTO DIVULGAÇÃO
















N  T  E    SÃO JOAQUIM  

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N  T  E    SÃO MIGUEL DO OESTE  

 NTE SMO
FOTO DIVULGAÇÃO












 SMO
FOTO DIVULGAÇÃO































N  T  E    SEARA  

FOTO DIVULGAÇÃO














FOTO DIVULGAÇÃO 
















N  T  E    TAIÓ  

 NTE TAIÓ
FOTO DIVULGAÇÃO















N  T  E    TIMBÓ  

FOTO DIVULGAÇÃO

N  T  E    TUBARÃO  

















N  T  E    XANXERÊ  
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FOTO DIVULGAÇÃO
















S  E  D/ GETED  

ARTE RICARDO FERNANDES BRAZ


















ARTE LUIZ NAPOLEÃO VIEIRA












As práticas em sala de aula
SANTA CATARINA 

Neste segmento estarão os eventos que mostram o uso do tablet como recurso de qualificação do processo de aprendizagem, tanto da experiência pessoal do professor com essa tecnologia e principalmente do uso em sala de aula, com aluno.

N  T  E   BLUMENAU


N  T  E  CAÇADOR
























N  T  E  CAMPOS NOVOS






N  T  E  JARAGUÁ DO SUL






N  T  E  JOINVILLE





N  T  E  SEARA




N  T  E  SÃO JOAQUIM







N  T  E  SÃO MIGUEL DO OESTE













Avaliação: o que dizer deste processo?
SANTA CATARINA 
Neste segmento estarão as considerações dos NTEs sobre a inclusão do recurso tecnológico tablet no cotidiano do professor e seus desdobramentos.



N  T  E  BLUMENAU


Durante o Curso de Formação Continuada: O tablet e a lousa digital no contexto educacional, ofertado pelo NTE de Blumenau, no período de 10/06 a 19/08/2013, foram realizados levantamentos de dados com os professores efetivos que atuam no Ensino Médio e que receberam o tablet educacional, para verificar:
- Quais as práticas pedagógicas (atividades didáticas) realizadas em sua Unidade Escolar com o uso do tablet?
- Como você está utilizando o tablet em suas aulas?
          Em suma, as respostas sinalizam que a maioria dos professores ainda está aprendendo a usar o tablet, se familiarizando com o equipamento recebido e explorando as ferramentas disponíveis. Muitos destacaram que é preciso um tempo para se apropriar dessa nova ferramenta e, assim, utilizá-la pedagogicamente. Outros destacaram que ainda utilizam pouco o tablet, pois em alguns casos não possuem acesso à internet (Wi Fi) na sala de aula, na escola ou em casa.  
          As respostas indicam ainda que, em alguns casos, o uso ainda é restrito pela falta de acesso à internet. Em outros casos, os professores utilizam o tablet para pesquisa, fotos e filmagem dos trabalhos dos alunos, acessar sites educativos, preparar suas aulas, digitar provas, textos e como calculadora.
          O tablet pode ser uma ferramenta importante também para a inclusão digital, no caso de professores que ainda não tinham acesso ao computador em casa. Os professores que já tinham acesso poderão encontrar no tablet mais um recurso a ser utilizado como aliado em sua prática pedagógica.
          O tablet é mais um recurso a ser utilizado pelo professor no planejamento de suas aulas, na interação entre os pares, no desenvolvimento de projetos interdisciplinares, na pesquisa e na produção de conhecimento.
          Estamos num processo de inserção das tecnologias na educação e o tablet é mais um recurso que poderá favorecer de maneira significativa o contexto educacional. E, nesse processo, ainda muitos investimentos terão que ser empreendidos.


N  T  E  JOAÇABA

A Gerência de Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba entregou, no mês de abril, aos professores efetivos de 20 escolas da rede estadual, tablets educacionais que serão utilizados no Ensino Médio, além destes foi entregue aos professores ACTs deste mesmo nível de ensino no mês de agosto.
No total, 319 docentes foram contemplados com a ferramenta, nos 13 municípios de abrangência da SDR. A iniciativa que integra as ações do Pacto pela Educação, do Governo de Santa Catarina, que vai distribuir mais de 11 mil equipamentos em todo o Estado.
Com os tablets, o objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e instrumentalizar os professores para o uso intensivo das novas tecnologias.
Os equipamentos foram entregues aos professores pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered que esteve nas escolas para orientar todos os professores para o uso adequado dos tablets. Foi apresentado o equipamento explorado sua parte física, seus componente e juntamente com os professores realizado o desbloqueio, manuseio e exploração do Android.
Explorou-se os links de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais, aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação e Educopédia. Valorizamos ao máximo o primeiro contato, de modo a desinibir e instigar a curiosidade dos professores para manusearem o equipamento sem medo e receio de estragá-lo.
O NTE avalia o processo de aparelhamento tecnológico dos professores como necessário e útil. Diferentes foram as reações ao receber o equipamento, mas o que nos surpreendeu foi a fala de um professor com mais de 15 anos de magistério que disse:
“Esse foi o melhor presente que o governo me deu”. Tamanha satisfação revela o benefício do equipamento e a amplitude que o mesmo pode possibilitar aqueles que de um modo ou outro se apropriam das tecnologias a favor da educação.
Por outro lado, avaliamos como desafio constante em instigar o uso do tablets educacional. Temos inúmeros professores resistentes a muitas tecnologias, com o tablet não foi diferente, porém, acreditamos que a mobilidade e alcance dessa ferramenta irá aumentar na medida que a internet Wireless for ampliada nas escolas, pois 100% dos professores que não utilizam o tablet no ambiente escolar afirmam que a estrutura não atende a demanda, o que é comprovada por nós.




N  T  E  SÃO JOAQUIM


Considerando a escola como espaço apropriado para a construção do conhecimento é importante ressaltar que diante a realidade onde a tecnologia digital circunda a vida das pessoas, atraindo e envolvendo grande parte de nossas crianças e jovens faz-se imprescindível que o professor como agente mediador deste processo, repense e aperfeiçoe sua forma de ensinar, “conforme as características deste público chamado de nativos digitais”. Por isso, a aquisição dos tablets para instrumentalizar os educadores nas escolas, foi uma oportunidade dada para que os mesmos possam familiarizar-se e desenvolver práticas pedagógicas com o uso do tablet educacional.
E para contribuir com o aperfeiçoamento desses educadores, a equipe do NTE realizou inicialmente orientações para professores em cada unidade escolar, posteriormente ofereceu-se a Formação Continuada Utilizando o tablet no Processo Ensino-Aprendizagem, cujo objetivo visou desenvolver habilidades necessárias para utilização significativa dos recursos e aplicativos do tablet educacional.  
Durante a Formação para Uso do Tablet e pelas atividades pedagógicas desenvolvidas durante esse processo, constatamos muitos professores tem facilidade em manusear o tablet e a partir desta formação, puderam sentir-se mais seguros para utilizá-lo, percebemos ainda a motivação de muitos em receber uma ferramenta tecnológica prática e facilitadora para aprimorar sua ação pedagógica.

Desta forma, avaliamos que a oportunidade dos educadores terem suas próprias ferramentas tecnológicas para a sua usabilidade tem sido algo fundamental e positivo que favorece e consolida a integração das tecnologias digitais junto ao processo educacional. 


N  T  E  SÃO MIGUEL DO OESTE


Na Regional de São Miguel do Oeste, a equipe do NTE, juntamente com o Gerente Regional de Educação e o Secretário de Desenvolvimento Regional, reuniu nas escolas todos os professores com direito a receber o Tablet educacional para proceder a entrega e dar as devidas orientações quanto a utilização e manuseio do mesmo.
Para os professores da nossa regional, a chegada do Tablet foi uma grande conquista, até além da expectativa, que veio para acrescentar na ação pedagógica com o uso das tecnologias.
O NTE reuniu os professores das Salas Informatizadas onde foram trabalhados os recursos e aplicativos do Tablet voltados à área educacional para que os mesmos pudessem contribuir nas suas escolas orientando os demais professores quanto a instalação de novos aplicativos, navegador de Internet, e-mail, Apps para facilitação de trabalhos nas disciplinas específicas, tradutor de línguas, pesquisas, jogos educativos, Apps lúdicos, uso da câmera, áudio e outros.


A baixa capacidade da internet nas escolas é um fator impeditivo para a plena usabilidade do Tablet.