
Nesse processo, os professores participam como autores privilegiados, mediando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Numa Atividade de Aprendizagem utilizam-se diversos objetos de aprendizagem para que os educandos apreendam os conceitos trabalhados. O processo de aprendizagem acontece com a participação efetiva dos educandos na execução da atividade, inclusive replanejando-a no seu processo de desenvolvimento. Essa participação é de cunho autoral, já que a Atividade de Aprendizagem coloca o educando em contato com os conceitos científicos, como Número, Gênero, Espaço, Forma, Texto, Análise, Corporeidade, Cultura e Tradição que tomam sentido quando envolvidos numa produção para qualquer fim. Por exemplo, para elaborar um roteiro para uma produção em stop motion o educando vai construindo o conceito conforme a orientação do professor, os livros, os textos on line e o que ele quer representar.
Assim com esta Atividade de Aprendizagem, pretende-se possibilitar elaborações criativas, por parte dos professores e educandos, trabalhando com conceitos de Movimento, Forma, Espaço, Texto, Coesão, Cinemática, Cultura Estética, Tempo, Ética, Mídia,, possibilitando vários nexos nos diversos campos do conhecimento.
[Stop Motion]
É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. In: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm
[Atividade de Aprendizagem]
“Atividade não é qualquer ação. É um conjunto de ações que têm uma finalidade, uma motivação e uma profunda vinculação com a vida do agente... Essas atividades são planejadas na direção da apropriação/elaboração de conceitos específicos de todos os campos conceituais, passando por ações de diferentes disciplinas...”. Hentz, Paulo. Tempo de Aprender 1 – 2000.
[Conceito]
O conceito, segundo Vygotsky, constitui-se em um processo vivo e complexo do pensamento, realizando função de comunicação de significado, compreensão ou resolução de problemas. A palavra se coloca como signo mediador na formação dos conceitos e, mais tarde, converte-se em seu símbolo. Em seu desenvolvimento, o conceito evolui apresentando formas diferenciadas de resolução de problemas na criança e no adulto. Goulart, Maria Inês Mafra e Maria de Fátima Cardoso Gomes. A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula. Artigo apresentado na III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Publicado no site :
http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1020.doc
http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1020.doc
Texto extraido do Boletim Informativo "Cultura na Rede" em Programas e projetos no site:
13 comentários:
Muito interessante essa proposta, que investe tempo educacional em dar oportunidade à integração das linguagens. Na verdade, o império da escrita, pelo menos em termos de cobrança, ainda é muuuito forte entre nós, não é? E você mostrou que não é preciso ficar só na superficialidade com este tipo de trabalho, a aprendizagem se dá por multiplos canais!
Lilian
Agradendo pelo comentário.
...Acima de tudo é preciso compreender cada vez mais a complexa interação humana através dos meios de comunicação, principalmente a grande ‘teia “. Oportunizar” novas práticas integrando novos conceitos...
Parabéns pelo post amigo. Seus textos têm demonstrado o quanto o potencial tecnológico ainda necessita ser explorado. São sugestões de atividades que começam a abrir novas possibilidades de trabalho com os alunos. Abraço.
Acredito muito no potencial da animação para a aprendizagem, estou começando a usar o Pivot e ouvi falar em outro chamado MUAN, vc conhece? Assim que tiver um tempinho vou tentar instalarpra testar.
L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com
Parabéns pelo seu Blog!!!
- Link Atualizado. Ok!
Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!
O seu link encontra-se no item:
" CANAL 3 " => Blog => Letra C
- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -
Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo
Um abraço,
Dário Dutra
http://www.lksites.com/
....................................................................
Opa Luiz!
Isso seria super útil da discussão de cinemática até mesmo a conceitos mais abstratos, passando mesmo por viagens mais interdisciplianres...
Agora, me parece que o ideal é criar um grupo na escola para construir as atividades...pois olhando assim de longe e sem conhecer... parece dar um certo trabalho...
De qualquer modo já entrou na minha lista de coisas a acompanhar/exprimentar
[]'s
Oi Luiz, to sentindo falta das suas postagens...Anda sumido hein! lembrei de você quando vi esse post, dá uma olhada! http://projetoinfo.blogspot.com/2007/10/stop-motion-na-educao.html
Abraço e manda notícias.
Olá Elis!
Agora estou retornando!
Gostei da informação, já estive lá.Obrigado!
Luiz
Olha gostei muito da sua proposta, gostaria de eleborar um projeto em artes com o tema stop motion. você tem alguma dica para me dar?
Pois então Maxi! Encaminhe seu e-mail para que possamos socializar!
Abraços
Luiz
meu email é: elayne_cj@hotmail.com, para me enterar mais sobre o assunto de stop motion.
Max!
Sempre que possivel estamos disponibilizando algo sobre Stop motiom! Fique a vontade!
Luiz
Lucas comentou...
Interessantismo essa nova maneira de fazer cultura na teia por meios de blogs, uma vez que enrriquece o potencial de cada um blogeiro por meio dos links e da informação interativa que eles nos facilita e das inúmeras sugestões que poderemos captar através dos participantes.
Postar um comentário