05 fevereiro 2008

STOP MOTION Atividade de aprendizagem multitecnológica e interdisciplinar para a sala de aula

Curso Stop MotiomDurante muito tempo os recursos audiovisuais só poderiam ser utilizados por profissionais com acesso à complexa e cara tecnologia do cinema e da televisão. Hoje, porém, com a popularização da câmera e com a existência de produtos relativamente simples e custos baixos qualquer um pode produzir e editar uma história digital com extrema facilidade de comunicação e poder de persuasão.Isso quer dizer que, de forma criativa e inovadora a tecnologia digital pode ser aproveitada, para dar vida a inúmeras narrativas.Na Atividade de Aprendizagem, o aluno aprende com operações e ações pertinentes ao que se está produzindo. No caso do Stop Motion, o enredo, a criação do roteiro, a confecção dos personagens, dos cenários, a sonorização, a iluminação, os materiais necessários para a produção, a fotografia, a reprodução do movimento constituem-se nas operações e ações que propiciarão ao aluno entrar em contato com conceitos de diversas áreas do conhecimento. Em particular, a Atividade de Aprendizagem em stop motion, estabelece relações entre processos tecnológicos artesanais, como confecção de bonecos, cenários com recursos tecnológicos como máquina fotográfica digital e o software de edição.
Nesse processo, os professores participam como autores privilegiados, mediando a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Numa Atividade de Aprendizagem utilizam-se diversos objetos de aprendizagem para que os educandos apreendam os conceitos trabalhados. O processo de aprendizagem acontece com a participação efetiva dos educandos na execução da atividade, inclusive replanejando-a no seu processo de desenvolvimento. Essa participação é de cunho autoral, já que a Atividade de Aprendizagem coloca
o educando em contato com os conceitos científicos, como Número, Gênero, Espaço, Forma, Texto, Análise, Corporeidade, Cultura e Tradição que tomam sentido quando envolvidos numa produção para qualquer fim. Por exemplo, para elaborar um roteiro para uma produção em stop motion o educando vai construindo o conceito conforme a orientação do professor, os livros, os textos on line e o que ele quer representar.
Assim com esta Atividade de Aprendizagem, pretende-se possibilitar elaborações criativas, por parte dos professores e educandos, trabalhando com conceitos de Movimento, Forma, Espaço, Texto, Coesão, Cinemática, Cultura Estética, Tempo, Ética, Mídia,, possibilitando vários nexos nos diversos campos do conhecimento.

[Stop Motion]
É a técnica de animação na qual o animador trabalha fotografando objetos, fotograma por fotograma, ou seja, quadro a quadro. Entre um fotograma e outro, o animador muda um pouco a posição dos objetos. Quando o filme é projetado a 24 fotogramas por segundo, temos a ilusão de que os objetos estão se movimentando. In: http://www.eba.ufmg.br/midiaarte/quadroaquadro/stop/princip1.htm

[Atividade de Aprendizagem]
“Atividade não é qualquer ação. É um conjunto de ações que têm uma finalidade, uma motivação e uma profunda vinculação com a vida do agente... Essas atividades são planejadas na direção da apropriação/elaboração de conceitos específicos de todos os campos conceituais, passando por ações de diferentes disciplinas...”. Hentz, Paulo. Tempo de Aprender 1 – 2000.

[Conceito]
O conceito, segundo Vygotsky, constitui-se em um processo vivo e complexo do pensamento, realizando função de comunicação de significado, compreensão ou resolução de problemas. A palavra se coloca como signo mediador na formação dos conceitos e, mais tarde, converte-se em seu símbolo. Em seu desenvolvimento, o conceito evolui apresentando formas diferenciadas de resolução de problemas na criança e no adulto. Goulart, Maria Inês Mafra e Maria de Fátima Cardoso Gomes. A construção de conceitos em ciências naturais na interação em sala de aula. Artigo apresentado na III Conferência de Pesquisa Sócio-cultural. Publicado no site :
http://www.fae.unicamp.br/br2000/trabs/1020.doc
Texto extraido do Boletim Informativo "Cultura na Rede" em Programas e projetos no site:

13 comentários:

Lilian disse...

Muito interessante essa proposta, que investe tempo educacional em dar oportunidade à integração das linguagens. Na verdade, o império da escrita, pelo menos em termos de cobrança, ainda é muuuito forte entre nós, não é? E você mostrou que não é preciso ficar só na superficialidade com este tipo de trabalho, a aprendizagem se dá por multiplos canais!

Culturanarede disse...

Lilian
Agradendo pelo comentário.
...Acima de tudo é preciso compreender cada vez mais a complexa interação humana através dos meios de comunicação, principalmente a grande ‘teia “. Oportunizar” novas práticas integrando novos conceitos...

Profe Elis disse...

Parabéns pelo post amigo. Seus textos têm demonstrado o quanto o potencial tecnológico ainda necessita ser explorado. São sugestões de atividades que começam a abrir novas possibilidades de trabalho com os alunos. Abraço.

Jenny Horta disse...

Acredito muito no potencial da animação para a aprendizagem, estou começando a usar o Pivot e ouvi falar em outro chamado MUAN, vc conhece? Assim que tiver um tempinho vou tentar instalarpra testar.

Links & Sites - Seleção dos Melhores Sites do Brasil! - disse...

L i n k s & S i t e s
Seleção dos melhores Sites do Brasil!
http://www.lksites.com

Parabéns pelo seu Blog!!!

- Link Atualizado. Ok!

Você continua fazendo parte da maior e melhor
seleção de Sites do País!!! - Só Sites Premiados -
Selecionado pela nossa equipe, você está entre
os melhores e mais prestigiados Sites do Brasil!

O seu link encontra-se no item:

" CANAL 3 " => Blog => Letra C

- Os links encontram-se rigorosamente
em ordem alfabética -

Pegue nosso selo em:
http://www.lksites.com/selo

Um abraço,
Dário Dutra

http://www.lksites.com/
....................................................................

Sérgio F. Lima disse...

Opa Luiz!

Isso seria super útil da discussão de cinemática até mesmo a conceitos mais abstratos, passando mesmo por viagens mais interdisciplianres...

Agora, me parece que o ideal é criar um grupo na escola para construir as atividades...pois olhando assim de longe e sem conhecer... parece dar um certo trabalho...

De qualquer modo já entrou na minha lista de coisas a acompanhar/exprimentar

[]'s

Profe Elis disse...

Oi Luiz, to sentindo falta das suas postagens...Anda sumido hein! lembrei de você quando vi esse post, dá uma olhada! http://projetoinfo.blogspot.com/2007/10/stop-motion-na-educao.html

Abraço e manda notícias.

Luiz N.Vieira disse...

Olá Elis!
Agora estou retornando!
Gostei da informação, já estive lá.Obrigado!
Luiz

Maxi Lana disse...

Olha gostei muito da sua proposta, gostaria de eleborar um projeto em artes com o tema stop motion. você tem alguma dica para me dar?

Luiz N.Vieira disse...

Pois então Maxi! Encaminhe seu e-mail para que possamos socializar!
Abraços
Luiz

Maxi Lana disse...

meu email é: elayne_cj@hotmail.com, para me enterar mais sobre o assunto de stop motion.

Luiz N.Vieira disse...

Max!
Sempre que possivel estamos disponibilizando algo sobre Stop motiom! Fique a vontade!
Luiz

Anônimo disse...

Lucas comentou...
Interessantismo essa nova maneira de fazer cultura na teia por meios de blogs, uma vez que enrriquece o potencial de cada um blogeiro por meio dos links e da informação interativa que eles nos facilita e das inúmeras sugestões que poderemos captar através dos participantes.