Experiências Educacionais

CONHECER PARA AMAR
EM BREVE O VÍDEO NA ÍNTEGRA 

Título Original: CONHECER PARA AMAR
Realizador: Escola de Educação Básica Conselheiro Manoel Philippi _Águas Mornas SC
Ricardo Fernandes Braz | Luiz Napoleão Vieira | Irene Cardoso Althof | José Eugênio Pereira |
Produção: Irene Cardoso Althof | Luiz Napoleão Vieira | Ricardo Fernandes Braz |
Gênero: Documentário
Duração: 01h01min: 00
Sinopse:Conhecer para amar é o produto de uma atividade de aprendizagem vivenciada na Escola de Educação Básica Conselheiro Manoel Philippi que reuniu o conhecimento acerca dos conceitos científicos das disciplinas de História, Literatura e Geografia com o conhecimento sobre o lugar onde se vive. Numa já conhecida história de sucesso no trabalho com a mídia vídeo (Massacre na Serra da Garganta/2005), os alunos e professores produziram uma forma de aprender os conceitos da escola com o aprender sobre o seu município. Desta atividade surgem relações intrínsecas entre a escola e as comunidades, transformando e socializando o conhecimento por meio de uma produção que integra duas linguagens distintas: dramatização e documentário. É mais um desafio proposto e superado pelos professores, estudantes e comunidades.

MÍDIAS E INCLUSÃO SOCIAL NA EDUCAÇÃO ESPECIAL


Título Original: Mídias e Inclusão Social na Educação Especial
Realizador: NTE Quilombo SC
Produção: Luiz Napoleão Vieira | Ricardo Fernandes Braz |
Gênero: Atividade de Aprendizagem
Duração: 00h06min: 17
Sinopse:Esta produção audiovisual teve como objetivo organizar e fazer registros de atividades pedagógicas em parceria com o professor da disciplina de Língua Estrangeira, Inglês. A atividade foi desenvolvida por alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental, da EEB São Tiago, pertencente a 32ª SDR/GERED - Quilombo/SC. Entre as atividades desenvolvidas foram usados como recursos pedagógicos diferentes mídias como: Internet, Vídeo e Impressa. Estas proporcionaram aos alunos da Educação Especial a oportunidade de registrar esta rica atividade de aprendizagem neste vídeo, como alternativa possível de inclusão social.
Assim, foi possível construir o conhecimento de forma contextualizada, lúdica e prazerosa para a vida dos adolescentes na construção do saber, principalmente a apropriação da habilidade fonética silábica do Inglês.
A inclusão de alunos com necessidades especiais em classes regulares principalmente na disciplina de língua estrangeira exige uma postura de dedicação de toda a comunidade escolar. Devem-se levar em conta as especificidades de aprendizagem principalmente respeitando seus limites. Para atingir este desafio as ferramentas de mídias na educação contribuíram significativamente.
Esse trabalho só teve sucesso devido a um planejamento que envolveu a integração da família e da escola sendo imprescindível a participação do segundo professor na contribuição no cotidiano de sala de aula.
Conforme o relato da idealizadora deste projeto, a professora de inclusão social Jussani Derussi, "É possível acreditar num fazer pedagógico realizado neste contexto, permitindo ações no cotidiano da educação especial no ensino regular".
Essa produção audiovisual - Mídias e Inclusão Social na Educação Especial (on line e em DVD) - é fruto do assessoramento do educador Luiz Napoleão Vieira e a arte de capa e disco do educador Ricardo Fernandes Braz da GETEI – Gerência de Tecnologias Educacionais e Infraestrutura.

USO DAS TECNOLOGIAS NO AMBIENTE DA CLASSE HOSPITALAR
 EM BREVE O VÍDEO NA ÍNTEGRA

Título Original: Uso das Tecnologias no Ambiente da Classe Hospitalar


Realizador: Hospital Infantil Joana de Gusmão | SED/DIDH/GETEA |Produção: Graciele Silva Belolli | Luiz Napoleão Vieira |

Gênero:
Atividade de Aprendizagem
Duração: 00h11min: 50
Sinopse:O Programa Classe Hospitalar implantado no Hospital Infantil Joana de Gusmão, de Florianópolis, atende alunos de 1ª a 8ª séries do ensino fundamental. No ano de 2006 foi estabelecida uma parceria entre a Gerência de Tecnologia e Informações Educacionais da Secretaria de Estado da Educação de Santa Catarina e professores da equipe da Classe Hospitalar. Com isso, enquanto estavam internados os alunos puderam aprender sobre o uso dos equipamentos tecnológicos como câmaras digitais e filmadoras.




PROGRAMA UCA: UMA ALTERNATIVA PEDAGÓGICA


Título Original: Programa UCA: uma alternativa pedagógica


Realizador: Jussani Derussi

Gênero: 
Atividade de Aprendizagem
Duração: 00h02min: 31
Sinopse: