Tablet educacional: divulgação e formação
SANTA CATARINA Nesse segmento estarão os eventos que difundiram a ideia do uso dos tablets como recurso de qualificação do processo de aprendizagem em sala de aula.
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E ARARANGUÁ
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E BLUMENAU
FOTO DIVULGAÇÃO |
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E BRAÇO DO NORTE
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E CAÇADOR
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N T E CAMPOS NOVOS
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FOTO DIVULGAÇÃO |
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E CHAPECÓ
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FOTO JAMES TAVARES - SECOM
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E PALMITOS
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E QUILOMBO
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E RIO DO SUL
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E SÃO MIGUEL DO OESTE
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E SEARA
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E TAIÓ
FOTO DIVULGAÇÃO
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E TIMBÓ
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FOTO DIVULGAÇÃO
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E TUBARÃO
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E XANXERÊ
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FOTO DIVULGAÇÃO |
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FOTO DIVULGAÇÃO |
S E D/ GETED
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ARTE RICARDO FERNANDES BRAZ |
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ARTE LUIZ NAPOLEÃO VIEIRA |
As
práticas em sala de aula
SANTA CATARINA
Neste segmento estarão os eventos que mostram o uso do tablet como recurso de qualificação do processo de aprendizagem, tanto da experiência pessoal do professor com essa tecnologia e principalmente do uso em sala de aula, com aluno.
N T E BLUMENAU
N T E CAÇADOR
N T E JARAGUÁ DO SUL
N T E JOINVILLE
N T E SEARA
N T E SÃO JOAQUIM
N T E SÃO MIGUEL DO OESTE
Tablet's from ensinoinovadorsc
Avaliação: o que dizer deste
processo?
SANTA CATARINA
N T E BLUMENAU
Durante o Curso de Formação
Continuada: O tablet e a lousa digital no contexto
educacional, ofertado pelo NTE de Blumenau, no período de 10/06 a 19/08/2013,
foram realizados levantamentos de dados com os professores efetivos que atuam
no Ensino Médio e que receberam o tablet educacional, para
verificar:
- Quais as práticas
pedagógicas (atividades didáticas) realizadas em sua Unidade Escolar com o uso
do tablet?
- Como você está utilizando o tablet em
suas aulas?
Em suma, as respostas sinalizam que a maioria dos
professores ainda está aprendendo a usar o tablet, se
familiarizando com o equipamento recebido e explorando as ferramentas
disponíveis. Muitos destacaram que é preciso um tempo para se apropriar dessa
nova ferramenta e, assim, utilizá-la pedagogicamente. Outros destacaram que
ainda utilizam pouco o tablet, pois em alguns casos não possuem
acesso à internet (Wi Fi) na sala de aula, na escola ou em casa.
As respostas indicam ainda que, em alguns casos, o uso
ainda é restrito pela falta de acesso à internet. Em outros casos, os
professores utilizam o tablet para pesquisa, fotos e filmagem
dos trabalhos dos alunos, acessar sites educativos, preparar suas aulas,
digitar provas, textos e como calculadora.
O tablet pode ser uma ferramenta
importante também para a inclusão digital, no caso de professores que ainda não
tinham acesso ao computador em casa. Os professores que já tinham acesso
poderão encontrar no tablet mais um recurso a ser utilizado
como aliado em sua prática pedagógica.
O tablet é mais um recurso a ser utilizado
pelo professor no planejamento de suas aulas, na interação entre os pares, no
desenvolvimento de projetos interdisciplinares, na pesquisa e na produção de
conhecimento.
Estamos num processo de inserção das tecnologias na
educação e o tablet é mais um recurso que poderá favorecer de
maneira significativa o contexto educacional. E, nesse processo, ainda muitos
investimentos terão que ser empreendidos.
N T E JOAÇABA
A Gerência de
Educação da Secretaria de Desenvolvimento Regional de Joaçaba entregou, no mês
de abril, aos professores efetivos de 20 escolas da rede estadual, tablets educacionais
que serão utilizados no Ensino Médio, além destes foi entregue aos professores
ACTs deste mesmo nível de ensino no mês de agosto.
No total, 319 docentes foram
contemplados com a ferramenta, nos 13 municípios de abrangência da SDR. A
iniciativa que integra as ações do Pacto pela Educação, do Governo de Santa
Catarina, que vai distribuir mais de 11 mil equipamentos em todo o Estado.
Com os
tablets, o objetivo é auxiliar no processo de ensino-aprendizagem e
instrumentalizar os professores para o uso intensivo das novas tecnologias.
Os equipamentos foram entregues
aos professores pelo Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Gered que esteve
nas escolas para orientar todos os professores para o uso adequado dos tablets.
Foi apresentado o equipamento explorado sua parte física, seus componente e
juntamente com os professores realizado o desbloqueio, manuseio e exploração
do Android.
Explorou-se os
links de publicações especializadas, objetos de aprendizagem educacionais,
aplicativos de comunicação e interação, ferramentas de edição de imagens e
vídeos, biblioteca do professor, portais educacionais do Ministério da Educação
e Educopédia. Valorizamos ao máximo o primeiro contato, de modo a desinibir e
instigar a curiosidade dos professores para manusearem o equipamento sem medo e
receio de estragá-lo.
O NTE avalia o
processo de aparelhamento tecnológico dos professores como necessário e útil.
Diferentes foram as reações ao receber o equipamento, mas o que nos surpreendeu
foi a fala de um professor com mais de 15 anos de magistério que disse:
“Esse foi o
melhor presente que o governo me deu”. Tamanha satisfação revela o benefício do
equipamento e a amplitude que o mesmo pode possibilitar aqueles que de um modo
ou outro se apropriam das tecnologias a favor da educação.
Por outro
lado, avaliamos como desafio constante em instigar o uso do tablets educacional.
Temos inúmeros professores resistentes a muitas tecnologias, com o tablet não
foi diferente, porém, acreditamos que a mobilidade e alcance dessa ferramenta
irá aumentar na medida que a internet Wireless for
ampliada nas escolas, pois 100% dos professores que não utilizam o tablet no
ambiente escolar afirmam que a estrutura não atende a demanda, o que é
comprovada por nós.
N T E SÃO JOAQUIM
Considerando a escola
como espaço apropriado para a construção do conhecimento é importante ressaltar
que diante a realidade onde a tecnologia digital circunda a vida das pessoas,
atraindo e envolvendo grande parte de nossas crianças e jovens faz-se imprescindível
que o professor como agente mediador deste processo, repense e aperfeiçoe sua
forma de ensinar, “conforme as características deste público chamado de nativos
digitais”. Por isso, a aquisição dos tablets para instrumentalizar os
educadores nas escolas, foi uma oportunidade dada para que os mesmos possam
familiarizar-se e desenvolver práticas pedagógicas com o uso do tablet
educacional.
E para contribuir com o
aperfeiçoamento desses educadores, a equipe do NTE realizou inicialmente orientações
para professores em cada unidade escolar, posteriormente ofereceu-se a Formação
Continuada Utilizando o tablet no Processo Ensino-Aprendizagem, cujo objetivo
visou desenvolver habilidades necessárias para utilização significativa dos
recursos e aplicativos do tablet educacional.
Durante a Formação para
Uso do Tablet e pelas atividades pedagógicas desenvolvidas durante esse
processo, constatamos muitos professores tem facilidade em manusear o tablet e
a partir desta formação, puderam sentir-se mais seguros para utilizá-lo,
percebemos ainda a motivação de muitos em receber uma ferramenta tecnológica
prática e facilitadora para aprimorar sua ação pedagógica.
Desta forma, avaliamos
que a oportunidade dos educadores terem suas próprias ferramentas tecnológicas
para a sua usabilidade tem sido algo fundamental e positivo que favorece e
consolida a integração das tecnologias digitais junto ao processo educacional.
N T E SÃO MIGUEL DO OESTE
Na Regional de São Miguel do Oeste, a equipe do NTE, juntamente com o Gerente Regional de Educação e o Secretário de Desenvolvimento Regional, reuniu nas escolas todos os professores com direito a receber o Tablet educacional para proceder a entrega e dar as devidas orientações quanto a utilização e manuseio do mesmo.
Para os professores da nossa
regional, a chegada do Tablet foi uma
grande conquista, até além da expectativa, que veio para acrescentar na ação
pedagógica com o uso das tecnologias.
O NTE reuniu
os professores das Salas Informatizadas onde foram trabalhados os recursos e
aplicativos do Tablet voltados à área
educacional para que os mesmos pudessem contribuir nas suas escolas orientando
os demais professores quanto a instalação de novos aplicativos, navegador de
Internet, e-mail, Apps para facilitação de trabalhos nas disciplinas específicas,
tradutor de línguas, pesquisas, jogos educativos, Apps lúdicos, uso da câmera, áudio e outros.
A baixa
capacidade da internet nas escolas é um fator impeditivo para a plena
usabilidade do Tablet.