30 dezembro 2007

Um novo significado para educação tecnológica

A ação da Cultura na Rede está baseada no Programa Nacional de Informática na Educação (PROINFO), que é um programa educacional criado pela Portaria N. 522/MEC, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico da informática na rede pública de ensino fundamental e médio.
Este programa foi desenvolvido pela Secretaria de Educação à Distância (SEED), por meio do Departamento de Infra-estrutura Tecnológica (DITEC), em parceria com as Secretarias de Educação Estaduais e Municipais. Das prioridades, observa-se a inclusão do uso das tecnologias aplicadas à educação no contexto escolar, nas escolas públicas no Estado de Santa Catarina.
Segundo a Proposta Curricular (1998), o conhecimento é um bem social e o homem se humaniza a partir da apropriação desses saberes. Isto é possível por meio das diferentes linguagens que são formas simbólicas de mediação materializadas nas interações sócio-culturais. A tecnologia deve ser entendida como uma das linguagens que o homem utiliza. Já a comunicação é uma construção social, a qual se realiza e se amplia historicamente, que serve para a transformação das relações sócio-econômicas e culturais.
(Texto extraido do Boletim Informativo "Cultura na Rede" em Programas e projetos no site www.sed.sc.gov.br)

Nenhum comentário: