19 abril 2008

Integrando as produções audiovisuais

TV Escola  fuga das galinhas

Educação e Tecnologia:
Promovendo novos conceitos e integrando as produções audiovisuais como projeto interativo.
“Uma Tecnologia é interativa na medida em que reflete as conseqüências de nossas ações ou decisões, devolvendo-as para nós. Desta forma, uma tecnologia interativa é um meio através do qual nós nos comunicamos com nós mesmos, isto, como um espelho. O meio não apenas reflete, mas também refrata aquilo que lhe é dado; o que retorna somos nós mesmos, transformados e processados. Na medida em que a tecnologia nos reflete de forma reconhecível, nos proporciona um sentido da relação entre esse eu e o mundo vivenciado”.
(Rokeby 1997, p.67)
Isso quer dizer que a tecnologia digital, hoje, pode ser aproveitada, de forma criativa e inovadora, para dar vida às classes de comunicação e expressão.
Com a pedagogia de projetos, o aluno aprende a “fazer, fazendo”, à medida que produz e reelabora conceitos e cria relações. Nesse processo, o professor se torna o mediador que faz o acompanhamento do processo e guia o aluno, dando-lhe segurança. Ter a oportunidade de reconhecer a própria autoria seja ela individual ou coletiva, é a chave da motivação desse processo. Certamente, o aluno não estará sozinho, ele construirá o conhecimento de forma colaborativa, com a mediação do professor.

Nenhum comentário: