24 agosto 2008

Tecnologias e mídias na escola proporcionam sucesso na aprendizagem

Foto Ricardo Fernandes Braz
Multiplicadores dos NTEs participando ativamente da oficina O uso da imagem
no processo de ensino e aprendizagem “Criando e vivenciando com crianças”.

Por Suely de Aguiar
Texto publicado no site oficial da Secretaria de Estado da Educação de SC
Um total de 120 profissionais, que atua na área de Tecnologia Educacional, em todo o Estado, participa, na próxima semana, no Hotel Fischer, em Balneário Camboriú, do Curso de Formação Continuada de Tecnologias e Mídias na Escola. A promoção é da Secretaria de Estado da Educação (SED), que vem investindo cada vez mais na formação continuada dos educadores, dando ênfase, também, à capacitação para o uso pedagógico das novas tecnologias da informação (TICs). “A formação contínuada é, entre as demais ações, de grande importância para a melhoria da qualidade do processo ensino e aprendizagem, possibilitando o estudo, o debate, a reflexão, a reelaboração da práxis educativa”, ressalta a gerente de Tecnologias Educacionais e Infra-Estrutura da SED, Dayna Maria Bortoluzzi.
Neste sentido, o evento destaca a viabilização de propostas voltadas para a utilização das novas tecnologias, incluindo as mídias, ao processo educacional, visando à ação pedagógica e multiplicadora em todas as escolas da rede pública estadual. Entre os objetivos específicos do curso está o de contribuir na melhoria da qualidade do ensino público por meio da inserção de um novo paradigma educacional, fundamentado na construção do conhecimento, utilizando as tecnologias disponíveis como recurso didático-pedagógico.
A abertura do curso ocorrerá às 8 horas de segunda-feira (25) e durante toda a manhã tema em destaque será Integrando os Programas do Ministério da Educação (MEC). No decorrer do dia e da semana serão ministradas várias oficinas abordando assuntos como: Operacionalização das Salas de Tecnologias e digitalização das mídias; TV Escola/Salto como estratégia no Projeto Político Pedagógico; no Processo Educativo; O uso da imagem no processo de ensino e aprendizagem “Criando e vivenciando com crianças”.
As oficinas serão ministradas pelos técnicos ligados às gerências de Tecnologias da SED: Ricardo Lenzi de Castro, José Eugênio Pereira, Maria Goreti de Souza Lemonje, Adelaide Zabloski, Luiz Napoleão Vieira, Irene Cardoso Althof, Ricardo Fernandes Braz, Wanderléa Pereira Damasio Mauricio e Nelson Baniski. Além da gerente Dayna Maria Bortoluzzi, são palestrantes do evento o diretor de Organização e Controle, Fábio Alexandrini, e a coordenadora do Proinfo na Secretaria, Dóris Regina França.

6 comentários:

Ana disse...

Ah, eu também quero ir.........Chuif, chuif...Vai ser muito produtivo e já está na hora de abordarmos de frente a questão da aprendizagem mediada por novas tecnologias.

Beijos,

Ana disse...

Sem querer ser imitante ou copiona, como você colocou este link fofo para a traduçao? Já revirei a web e não encontrei o caminho das pedras. Dá uma cola, vai...

Beijos,

Unknown disse...

Ana!
Uma grande pedida pra o próximo encontro estadual...É de se pensar...Quem sabe!
Bjos
Luiz

Unknown disse...

Cultura na rede é uma uma grande teia colaborativa. Vou repassar em seguida! Aguarde tá?
Bjos
Luiz

Mafalda disse...

Foi um curso altamente produtivo! Adorei todos os palestrantes! De modo especial, a oficina do Rived com a Vanderléia e a oficina de produção de vídeos com o Luiz, Ricardo e Irene, foi show de bola! Aprendi muito e estou me sentindo cheia de gás para começar a produzir... Minha cabeça fervilha idéias no sentido de montar novos projetos de capacitação para o nosso NTE... Valeu pessoal!!!
Bjs da Mafalda - NTE de Criciúma

Unknown disse...

Olá Mafalda!
Temos certeza de que juntos criamos nossa própria identidade de rede colaborativa! Vocês foram 10.
Abraços da equipe

Cultura na Rede