03 fevereiro 2011

Livro: uma revolução tecnológica


O BLOG sem dúvida continua sendo uma das ferramentas de comunicação, que encanta pelas postagens e espaço de comentários que seus seguidores fiéis, fazem destes ambientes tornarem atraentes. Para quem acompanha cada postagem dos autores, os leitores se tornam co-autores, podendo interagir e socializar com suas idéias. Com isso, é possível ampliar as informações fortalecendo pontos de sustentação que acabam contribuindo para o conhecimento em rede. É bom lembrar que o escritor francês Pierre Lévy utiliza a expressão inteligência Coletiva, nos dando a ideia em que as pessoas, são capazes de tomar decisões a partir do conhecimento adquirido e compartilhado em rede. Esta postagem muito interessante com um vídeo que descobrimos no ambiente Blogosfera da Marli, que trata sobre:

"BOOK A REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA"

É uma postagem show que estamos compartilhando Vamos conferir?? http://blogosferamarli.blogspot.com/2011/02/livro-uma-revolucao-tecnologica.html

...este entropismo universal coletivista, onde tudo se agrega se reunifica, se redescobre até mesmo na etimologia essencial da própria palavra R-E-L-I-G-I-Ã-O, é a síntese evolucionária não somente humana, mas cosmológica! Esta, por assim dizer, gravidade épica, é que nos transforma com movimentos incessantes em uma busca complexa não só pela adaptação, mas pela compreensão ao meio que se vive! Esta realidade é transfigurada pela realidade virtual, onde os limites se fundem e as fronteiras desaparecem causando-nos certa perplexidade! Temos resistências em absorver o desconhecido, mas curiosidade e ímpetuo suficiente de avançar e avançar, é a lei!

O cientista inglês Stephen Hawking, a mais brilhante mente viva de nossos tempos, já predizia em seu livro "O Universo numa Casca de Noz" o futuro da realidade virtual na vida humana! Dedicaremos cada vez mais tempo a estas duas vidas, uma real e outra virtual, onde não iremos discernir os limites e as fronteiras de cada uma, será uma espécie de abismo do conhecimento que precisará ser iluminado a todo instante por nossas obsessões mais primitivas, nossa vocação civilizatória, nosso caminhar coletivo diminuindo distâncias e revolvendo barreiras!

Blogs, e-books, a world wide web, fazem parte de todas estas fronteiras que avançam e dos limites que se fundem, onde nos redescobrimos novamente através das folhas dos livros, dos velhos livros...! Simplesmente porque a informação não pode parar o conhecimento não deixará de se expandir e a nossa adaptação a tudo isso será o nosso destino!

Viva o livro e o blog! Não há limites tangíveis!

texto coletivo:

Luiz Napoleão Vieira

Especialista em Tecnologias Educacionais/UFSC

http://culturanateia.blogspot.com/

Márcio Costa Pinho

Analista Técnico Gestão Educacional DIOC/GETEI

http://c3br.blogspot.com/

2 comentários:

Marli Fiorentin disse...

Caros Luis e Marcio!

A análise de vocês me ajudou a refletir mais um pouco sobre o assunto. Realmente , estamos num ritmo alucinante, com tanta mudança, mas há coisas historicamente construídas, como o velho livro, que jamais perderão seu valor. Venham sempre que puder ao meu blog.Abraço!

CULTURA NA REDE disse...

Marli!
Como mesmo disse lá no seu BLOG, Sua postagem provocou uma referencia bastante significativa!
Por isso trouxemos para cá,ampliando nossas análises. Cultura na Rede estará sempre aberta para novos desafios!
Abraços
Luiz