02 maio 2011

A EVOLUÇÃO CHAMADA Web 3.0



Estar sempre atento nos avanços tecnológicos é sinal que estamos em constante busca de novas possibilidades que nos permite também repensar nosso comportamento em rede. No site TUDO SOBRE MARKETING DIGITAL descobri a matéria interessante sobre a evolução das ferramentas on-line Web 2.0 e Web 3.0, que socializo com vocês neste ambiente.
Para entender o que é (será) a Web 3.0, precisamos compreender o conceito de Web 2.0. A Web 2.0 representa um avanço nas tecnologias que modificaram o comportamento da sociedade online. Nela, os usuários de internet aprenderam a utilizar com eficiência as ferramentas de busca, encontrando rapidamente qualquer informação, pessoa ou produto com uma simples e rápida pesquisa. A Web 2.0 também é marcada pela era da interação. As redes sociais tornaram-se um canal de comunicação direta e aberta, e ampliaram o compartilhamento de conteúdo, dando a qualquer usuário o acesso à informação. As redes sociais tornaram-se um novo canal de suporte para as possibilidades pedagógicas, permitindo a interação de elementos fundamentais no processo educacional.
E como será isso dentro de 5 ou 10 anos? Prever algo sólido para a internet é impossível e ilógico se levarmos em consideração a evolução diária das ferramentas online. Entretanto, existem estudos que apontam uma “previsível” evolução, chamada de Web 3.0. De acordo com essa teoria, haverá um grande salto de sinergia causado pela banda larga, acesso móvel à internet e tecnologia de rede semântica, utilizados ao mesmo tempo de forma inteligente e atingindo resultados mais precisos e maduros. A Web 3.0 tende a organizar e agrupar as páginas por temas, assuntos e interesses previamente expressos pelo internauta. Isso mudará novamente os hábitos de utilização da web.

2 comentários:

Elis Zampieri disse...

Eu voltei, voltei para ficar♫♪♫
Passando pra ver novidades.

Unknown disse...

Elis!
Bom ter retornado.
Forte abraço
Luiz