08 julho 2011

Editores de imagens

Provavelmente já deve ter acontecido com vocês, estando longe de seus computadores pessoais e quando menos esperamos precisamos urgentemente de alguns ajustes em algumas imagens, com isso recorremos da web para utilizarmos alguns dos editores on-line disponíveis.
Internet, de uma rede militar de informação nos meados dos anos 60 a esta revolução que traz em seu bojo para os nossos dias, uma velocidade espantosa de transformações para a sociedade. A revalorização do império das ideias e da inovação, a desconstrução do conhecimento monolítico, a expansão dos atores da informação e a era da criatividade que ninguém sabe onde vai chegar, mas certamente podemos vaticinar: o mundo está se tornando menor...
O caso fotográfico, só para citar um exemplo; dos flashes explosivos a base de pólvora com a imagem em preto e branco, passando pela revolução das polaroids com a revelação imediata à nova revolução das máquinas digitais! A manipulação das imagens onde a fotografia se confunde com uma realidade imaginária e ficamos sem saber onde estão os limites do real e do irreal; surreal!
Mais recentemente, atendendo ao fenômeno das nuvens de informação na web (Skyndrivers), embora o conceito não seja tão novo assim, as ideias dos editores de imagens on lines transformaram o espaço físico humano para algo muito mais segmentado para a realização de um trabalho com qualidade em qualquer local do mundo! É claro; que possua uma "ponte", um acesso para esta rede mundial de computadores que a conhecemos como a Internet, acessível por um endereço na web. Sim, se já não precisávamos mais dos PCs para realizarmos uma edição de imagem, agora nos libertamos dos notebooks aos tablets para tal tarefa, e cada vez mais vamos construindo um novo conceito de forma mais lenta do que a propagação das nossas próprias ações! O que antes sabíamos por definição e experiência, hoje experimentamos por tendências e somos cobaias daquilo que a velocidade de transformação tecnológica nos impõem, sem nenhuma construção prévia de causa e efeito, vamos nos jogando nas nuvens em um vôo cego mas paradoxalmente necessário!
Então, que tal acessarmos o site dos melhores editores de imagens on lines da internet? Vale a dica!


Texto colaborativo: Marcio Costa: http://c3br.blogspot.com/
Luiz Napoleão Vieira:
http://culturanateia.blogspot.com/


http://www.sumopaint.com/app/ http://www.picnik.com/


http://pixlr.com/editor/ http://www.aviary.com/


http://www.photoshop.com/

10 comentários:

Ricardo Fernandes Braz disse...

Parabéns Luiz por esse post. Ele é de grande valia para podermos resolver situações distantes de nossos softwares, mesmo quando instalados nos notebooks e que eventualmente esquecemos em casa.

Unknown disse...

Ricardo!
É POR ISSO QUE O BLOG CULTURA NA REDE TEM UMA PROPOSTA DE INCENTIVAR E SOCIALIZAR PROJETOS DE APRENDIZAGEM, MOSTRANDO VÁRIAS POSSIBILIDADES DE BUSCA E DE NOVAS PRÁTICAS QUE O EDUCADOR PODE FAZER USO. OBRIGHADO PELO INCENTIVO!
ABRAÇOS
LUIZ

Suzana disse...

Parabéns pelo belo texto Luiz, realmente a tecnologia está ao alcance de todos, basta saber usá-la... A Educação e a Tecnologia devem caminhar sempre juntas!!! Abraços

Unknown disse...

Suzana!
É preciso que tenhamos uma política educacional consistente de formação continuada, incentivando para que estas tecnologias que estão no alcance de todos, possam ser aplicadas com eficiência nas unidades escolares.

Unknown disse...

Não preciso nem dizer do referencial que o Cultura na Rede se tornou para quem quer saber das últimas... Não é só tecnologia, mas é educação, cultura, um verdadeiro laboratório social a disposição na rede ao alcance de cada clic! (só não podemos dizer, ainda, ao alcance de cada um, porque antes será preciso romper a barreira da exclusão digital em nosso país, tarefa que o Cultura na Rede está levantando bandeiras também! Parabens Luiz Napoleão, continue, o meu blog foi espelhado no sucesso dos eu! Abraços!

Natan disse...

Parabéns pelo post! muito interessante mesmo!

Bom, se puder, mu ajuda a divulgar o site da empresa da qual eu trabalho por favor: http://www.sitegratisgratis.com.br/

Deus te abençoe!

Obrigado e continue postando artigos que valham a pena serem lidos.

Natan Vilarin

Unknown disse...

Márcio!
Agradeço pelas palavras de incentivo. É preciso acreditar numa proposta de articulação e socialização de projetos inovadores!
Importante lembrar que não seria possível sem a contribuição daqueles que também não medem esforços para tornar essa "Rede" uma realidade!
Abraços
Luiz

Culturana rede disse...

Natanael!
Obrigado pela visita!
Volte sempre

ELIZANE disse...

Muito bom Luiz!
Já trabalhei com um grupo de professores o editor picnik que você cita, ele é muito fácil de usar. Vou dar uma olhada nos outros, é sempre bom conhecermos as novidades da web. Continue sugerindo recursos pedagógicos, pois, contribuem muito com nosso trabalho de capacitação de professores!
Um abração amigo...

Luiz N. Vieira disse...

Olá Elizane!
É muito gratificante saber que estamos com nossa porposta em dia!A finalidade é oportunizar e incentivar novas práticas!
Abraços
Luiz