06 agosto 2012

As tecnologias e o processo de transparência da gestão escolar: um estudo de caso


Uma das prerrogativas básicas da gestão pública é a inserção do conceito de transparência em seu cotidiano. Assim, a equipe gestora da EEB Frei Lucínio Korte (Doutor Pedrinho/SC) elaborou e implementou o projeto “Escola Transparente”, que consiste em coletar e divulgar todas as informações de interesse público dos vários segmentos que compõe a instituição, através do site  http://www.wix.com/escola/frei_lucinio.

Por se tratar de uma escola pública todas as informações em nível pedagógico, administrativo, financeiro e jurídico são igualmente de interesse público. Da mesma forma toda a organização e cotidiano podem e devem ser expostos de tal maneira que a comunidade se perceba presente na tomada de decisões e no acompanhamento da gestão. Desde o início da implantação do projeto tem-se percebido uma redução significativa na depredação do patrimônio da escola e um aumento no envolvimento da comunidade, nas ações propostas em nível institucional.

Assim ao se estabelecer uma relação de confiança entre a instituição escolar e a comunidade através do uso das tecnologias estabelece-se um comprometimento fundamental nas relações sociais entre os atores envolvidos. Graças à transparência e a prática democrática da gestão, a EEB Frei Lucínio Korte estabelece uma relação de confiança com a comunidade atendida, enaltecendo o seu caráter público.

Assim desde documentos como o PPP e os planos de curso das disciplinas até informações do cotidiano da escola encontram-se disponíveis ao público, estimulando práticas diferenciadas inclusive em nível de gestão escolar. Assim ocorre bimestralmente uma avaliação institucional, cujos resultados também são expostos ao público, justificando sua realização, uma vez que diferentes posturas são adotadas diante dos resultados alcançados.

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