17 setembro 2012

Professores e diretores de Videira participam de formação continuada




Por  JOAO LUIZ BARIVIERA

Foto: Nair Külkamp de Souza


Parceira Unoesc Gered qualifica corpo docente da rede estadual de ensino  Visando ao aperfeiçoamento dos diretores e professores que atuam na rede de ensino do Estado, a Secretaria de Desenvolvimento Regional de Videira (SDR), através da Gerência Regional de Educação (Gered), em parceria com a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc) Campusde Videira, realizou nesta quarta-feira (12), dois cursos de formação continuada. Ambos fazem parte do projeto de ciclos de estudos Os Desafios da Educação na Contemporaneidade.
Um dos cursos teve como público-alvo diretores de escola e assistentes de direção. Realizado no Cetrevi e com a participação de aproximadamente 60 pessoas, os palestrantes Elton Luiz Nardi e Mônica Piccione Rios explanaram e discutiram o processo contínuo da gestão escolar. Temas como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e Plano do Desenvolvimento da Educação (PDE) foram abordados.
Já a outra capacitação reuniu cerca de 50 professores de artes, informática e de língua portuguesa. Eles aprenderam a desenvolver a técnica de Stop Motion, método de animação que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento.
O curso foi ministrado pelos profissionais da Secretária de Estado da Educação (SED), Irene Cardoso Althof e Luiz Napoleão Vieira, e foi realizado na Unoesc.
O curso foi dividido em duas partes, uma teórica e outra prática. Os professores aprenderem desde a confecção e criação dos bonecos (personagens da animação) até a filmagem e montagem do vídeo. Segundo a gerente de educação, Roberta Martinez, esta é uma boa técnica para ser aplicada em sala de aula. "Como é algo diferente e dá para trabalhar diversos temas, o Stop Motion  desperta o interesse e motiva os alunos a participarem das aulas", relatou.De acordo com o secretário regional Evandro Colle, o Governo do Estado investiu cerca de R$ 130 mil no programa de capacitação continuada para os professores, diretores, assessores de direção, assistentes de educação, assistentes técnico-pedagógicos e especialistas educacionais da Regional de Videira
 O professor precisa se atualizar sempre, adquirir novos conhecimentos, se interar das novas tecnologias e das novas concepções didáticas para poder enfrentar os desafios do dia a dia na escola. Através dessas formações continuadas, o Governo do Estado está investindo na qualidade do ensino catarinense  finalizou Colle.

Fonte: Josiani Ugolini - Assessora de comunicação SDR

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante o blog! Parabéns!
Somos uma instituição educativa sem fins lucrativos que dá apoio a escolas e professores(as) que trabalham com Jornal Escolar para múltiplas aprendizagens, expressão e cidadania de crianças e adolescentes, e aproximação entre escola e família. Visite o Portal do Jornal Escolar (www.jornalescolar.org.br). Se gostar, por favor, nos ajude a divulgar aos leitores do blog esse espaço e os recursos que são oferecidos gratuitamente.

Cordialmente,
Equipe do Comunicação e Cultura

Luiz N. Vieira disse...

Estarei fazendo uma visitinha por lá!
Abraços
Luiz