26 agosto 2013

Stop Motion e formação de professores: convergência das mídias

 Curso de Stop Motion tem como fio condutor a confecção de bonecos com estrutura de arame, utilizando uma base de fixação para fazer os movimentos. A este se acrescenta com mais profundidade a criação de personagens, possibilitando o uso das mídias de forma convergente, tais como a câmara fotográfica digital, softwares de edição, recursos computacionais e tablets, e também, com  smartfones e celulares.
 A técnica do stop motion é feita por meio de seqüência de fotogramas com um número dado por segundos. Quanto mais fotogramas, mais preciso fica o movimento, que causam a ilusão de movimento, sendo aplicado à arte de animar formas inanimadas. Baseia-se em conceitos de cinema e fotografia. Cinema quando diz respeito ao movimento por fotogramas seqüencial e fotografia, quando insere os conceitos da linguagem desta arte como enquadramento e movimento de câmera. Aliado a estes dois conceitos artísticos, o curso proporciona a vivência de algumas modalidades de stop motion, como o pixelation, que utiliza o corpo humano como objeto de animação. Lança mão do recorte e da colagem utilizando-se de jornais e revistas. A animação com massinha desenvolve a construção de imagens em movimento de forma tridimensional.

De forma dinâmica, ou seja, os professores em atividade de produção, é que se colocam em diálogo permanente com os elementos técnicos do stop motion como roteiro, enquadramento fotográfico, criação de cenário, estudo dos movimentos e simultaneamente com os conhecimentos acerca do processo de aprendizagem. Pretende-se neste curso, que professores de Arte, Língua Portuguesa e responsáveis pelas Salas Informatizadas, mantenham-se em contato, pois, é por meio desta técnica que os  alunos se apropriarão de conhecimentos específicos das áreas onde atuam.
O curso a princípio elaborado para 40 horas foi adaptado para 16 h presenciais e 8 h à distância e ocorrerá em Campos Novos nos dia 29 e 30/08.



Texto Ricardo Fernandes Braz/Ada Mariza Tobal

Nenhum comentário: