18 agosto 2008

Acessibilidade Virtual: o que eu tenho a ver com isso?

"A exclusão digital aprofunda a exclusão sócio-econômica. Toda a população deve ter garantido o direito de acesso ao mundo digital, tanto no âmbito técnico/físico (sensibilização, contato e uso básico) quanto intelectual (educação, formação, geração de conhecimento, participação e criação)" Premissas Gerais sobre Inclusão Digital do "Governo Eletrônico".
Esta postagem me agradei muito quando na ocasião visitava o
Blog da Jenny Horta Professora do Ensino fundamental, atualmente com informática educativa. Aluna do curso de Pedagogia do CEDERJ Niterói (UNIRIO). Defende o uso das tecnologias e do software livre como forma de democratização do ensino, valorizando a construção do conhecimento e a formação da cidadania.
Desta forma tomei liberdade de postar aqui no Cultura na Rede, por acreditar na sua garra e principalmente por ser uma das defensoras dos programas livres.
Como relata a própria autora, a responsabilidade que temos ao publicar e criar sites e blogs na Web com formatações acessíveis para a que pessoas com tais necessidades possam ter acesso as informações na rede. Há um longo caminho a percorrer, muito que aprender e socializar. Compartilhar experiências e projetos de grande importância é fundamental para que possamos realmente cumprir adequadamente nosso papel como educador na rede. Jenny reforça aos leitores que , a
REDE SACI, na sua opinião, consegue unificar uma imensa gama de informações necessárias para quem pretende iniciar os primeiros passos.
Ao assistir o vídeo acima, percebe-se que quase nada temos feito, principalmente pelos que "dominam" e “produzem conteúdo na REDE, em termos de acessibilidade para os portadores de deficiência. Vale o alerta e a divulgação, pois, por enquanto, é apenas o que podemos fazer, mas nossa conscientização já é um grande passo para promover mudanças”. Jenny Horta relaciona uma lista de sites que me servirão de aprendizado.
http://www.bengalalegal.com/intro-w3c.php
http://intervox.nce.ufrj.br/dosvox/
http://www.andef.org.br/
http://www.inclusaoutopiareal.psc.br/

Texto: Jenny Horta Professora do Ensino Fundamental
Informática Educativa.
Viste o Blog! Vale a pena conhecer
http://melhorart.blogspot.com/

2 comentários:

Jenny Horta disse...

Oi Luis!! Estava com problemas de conexão, sem poder te agradecer pela felicidade que tive ao ver minha postagem no Jornal do Cultura na rede. Nem consegui agradecer e você já me "apronta" outra??
Tô ficando toda boba...custei a ver o jornal pq no Linux eu estava sem o plugin e quase caí da cadeira quando consegui, he he he!!
O jornal tem versão impressa? Vou te escrever sobre isso...

Unknown disse...

Olá Jenny!
Sabes que sou seu admirador. Sempre que houver novas postagens liberadas pela autoria é claro! estaremos socializando por aquí!
Quanto ao Informativo, a idéia é que ele ganhe características exclusivamente on-line!
Ab[]s
Luiz