22 novembro 2008

“Ingleses do Rio Vermelho – o lugar e a gente”

A cultura vêm sendo um dos temas que mais tem sido estudado nas ciências humanas e sociais. Sua aplicação na educação é cada vez mais consistente, principalmente, por que faz parte do pressuposto que os valores são guias do comportamento humano, sendo capaz de indicar a melhor conduta para viver em sociedade ou grupos.

Tal cultura, muitas vezes esquecida pela própria comunidade. De um modo geral, importante dar sentido e visibilidade as nossas raízes, sobretudo valorizando O lugar e a nossa Gente.
O livro “Ingleses do Rio Vermelho – o lugar e a gente” de Augusto César Zeferino reúne uma coletânea de informações preciosas, pois traz análise Geográfica, Histórica, Cultural e Ambiental de uma comunidade localizada no Norte da Ilha de Santa Catarina – Ingleses do Rio Vermelho, mais conhecida como Praia dos Ingleses. Inclui também um dossiê fotográfico colorido de 60 páginas, além de desenhos e imagens em preto e branco ao longo do texto. Com 252 páginas. Utiliza textos Técnicos conceituais, contos curtos ( Short Stories), poesias, documentos e entrevistas. O autor na verdade, universaliza o lugar, tornando o conjunto do texto, salvo suas particularidades locais, uma contribuição a História de vida do lugar, servindo, portanto para interpretar a vida de qualquer lugar deste imenso Brasil.


Augusto César Zeferino é natural de Ingleses do Rio Vermelho, Florianópolis/SC. Tem formação acadêmica em Geografia (UFSC), Mestrado em Geografia Urbana e é PHD em Planejamento Urbano e Regional pela University of Wisconsin-Milwaukee, USA
Atualmente é o Primeiro Vice-Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina - IHGSC, e publicou dois livros sobre os caminhos e as trilhas da ilha de Santa Catarina, além de outras publicações.

Nenhum comentário: