20 outubro 2009

Secretaria da Educação promove programa piloto em duas escolas da rede pública estadual

por Suely de Aguiar
A Secretaria de Estado da Educação está realizando nas Escolas de Educação Básica Wanderley Júnior e Presidente Roosevelt, de Florianópolis, o Programa "Aluno Integrado", que tem como finalidade capacitar estudantes e professores para atuar como monitores nas salas informatizadas de sua unidade escolar. Iniciativa do Ministério da Educação, o programa está capacitando 45 estudantes. "O curso de formação é desenvolvido em duas etapas: presencial e a distância. A etapa presencial está ocorrendo na sala informatizada das duas escolas e a etapa a distância, no novo ambiente virtual do "e-Proinfo" (http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm), explica técnico da Diretoria de Informática da Secretaria, Luiz Napoleão Vieira.
Aluna do ensino médio da Escola Wanderley Júnior, Aline Costa, destaca que "essa é uma nova forma de aprendizagem, da qual acredito que nós nunca participamos, pois estamos acostumados em sala de aula. É muito bom porque instiga os estudantes a se habituar com a pesquisa, ainda mais para nós jovens que estamos tão ligados com a tecnologia". Aline diz que o jovem deve absorver o máximo de conhecimento possível, seja ele de onde for e o que for, para que possa ser bom em tudo em que faz. "Estou muito grata em estar participando, construindo conhecimento e rede de amigos, com mais responsabilidade e oportunidade de esclarecer dúvidas, além de aprender", conclui.
Para a implementação do projeto, em caráter piloto, Veira participou, em agosto de 2009, em Brasília, de uma formação de tutores que atuam no piloto para que, em 2010, possa ser ampliado e executado em sua totalidade. "Este programa tem como foco promover a formação técnica de alunos e educadores para o gerenciamento da sala informatizada, de modo a garantir o seu uso eficaz por todos os profissionais e alunos de diversos ambientes educacionais", explica o tutor.
A participação do aluno no ambiente escolar torna-se ainda mais efetiva com a sua formação em tecnologia, atuando como monitor junto às salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços. O Programa "Aluno Integrado" já mostra bons resultados como o site criado na Internet "Trocando em Miúdos" com as escolas Presidente Rooselt e Wanderley Júnior. O espaço foi criado como proposta de socializar e promover o bom desempenho das atividades do projeto em Santa Catarina. Nele, os estudantes podem interagir e trocar idéias de tudo que vem sendo feito no ambiente do curso. Interessados em conhecer a página na Internet podem acessar o endereço eletrônico http://www.alunointegradosc.ning.com

6 comentários:

Prof. Edemar disse...

Olá professor Luiz!
Parabéns pelo espaço.

Professor Edemar Mengarda

vitornc disse...

Parabéns pela iniciativa e que ela dê muitos frutos.
Agradecemos também o seu comentário sobre o programa que produzimos para a Rádio Recreio. Aproveitamos para avisar que já está no ar, uma nova atualização, agora com programas produzidos em 2008. Nos próximos dias estaremos postando um programa especial sobre os 50 anos da declaração dos direitos humanos.
Um abraço
Vitor Nunes
Prof. do PET José Emygdio de Oliveira / SMERJ
http://radiorecreio.podomatic.com

Luiz N.Vieira disse...

Espero que continue sempre visitando nosso ambiente!
Abraços
Luiz

Luiz N.Vieira disse...

Olá Vitor!
Agradeço pelas palavras de incentivo e com isso certamente nos dá forças para continuar sempre!
Abraços
Luiz

Silvana Nunes .'. disse...

Salve !
Navegando pela grande rede sem rumo com a intenção de divulgar o meu blog cheguei até você e gostei do que vi. No momento estou impedida de fazer leituras muito extensas, pois a claridade da telinha está prejudicando um pouco a minha visão, devo tomar um pouco mais de cuidado, mas em breve resolverei esse problema. Bem, já que estou aqui aproveito para convidar a conhecer
FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em
http://www.silnunesprof.blogspot.com
Eu como professora e pesquisadora acredito num mundo melhor através do exercício da leitura, da reflexão e enquanto eu existir, vou lutar para que os meus ideiais não se percam. Pois o maior bem que podemos deixar para os nossos filhos é o afeto e uma boa educação. Isso faz com que ela acredite na própria capacidade, seja feliz e tenha um preparo melhor para lidar com as dificuldades da vida. Com amor, toda criança será confiante e segura como um rei, não se violentará para agradar os outros e será afinada com o próprio eixo. E se transformará num adulto bem resolvido, porque a lembrança da infância terá deixado nela a dimensão da importância que ela tem.
VAMOS TODOS JUNTOS PELA EDUCAÇÃO, NA LUTA POR UM MUNDO MELHOR !
Se achar a minha proposta coerente, siga-me nessa luta por um mundo melhor. Peço que ao responder deixar sempre o link do blog, pois vez por outra o comentário entra com o link desabilitado ou como anônimo. Por causa disso fico sem ter como responder as pessoas.Os meus comentários também entram via e-mail, pois nem sempre a minha conexão me permite abrir as páginas: moro dentro de um pedacinho da Mata Atlântica, creio que mais alto que as antenas, com isso a minha dificuldade de sinal do 3G. Espero queentenda quando não puder visitá-lo.
Daqui onde estou, os únicos sons que escuto aqui é o dos pássaros, grilos, micos., caipora, saci pererê, a pisadeira, matintapereira ... e outras personagens que vivem pela mata.
Por hoje fico por aqui, já escrevi demais. Espero nos tornarmos bons amigos.
Que a PAZ e o BEM te acompanhem sempre.
Saudações Florestais !
Silvana Nunes.'.

Luiz N.Vieira disse...

Olá Silvana!
Que bom que vc encontrou esse espaço! Espero poder encontrá-la mais vezes!
Felicidades hj e sempre!
Luiz