20 outubro 2009

Secretaria da Educação promove programa piloto em duas escolas da rede pública estadual

por Suely de Aguiar
A Secretaria de Estado da Educação está realizando nas Escolas de Educação Básica Wanderley Júnior e Presidente Roosevelt, de Florianópolis, o Programa "Aluno Integrado", que tem como finalidade capacitar estudantes e professores para atuar como monitores nas salas informatizadas de sua unidade escolar. Iniciativa do Ministério da Educação, o programa está capacitando 45 estudantes. "O curso de formação é desenvolvido em duas etapas: presencial e a distância. A etapa presencial está ocorrendo na sala informatizada das duas escolas e a etapa a distância, no novo ambiente virtual do "e-Proinfo" (http://e-proinfo.mec.gov.br/eproinfo/index.htm), explica técnico da Diretoria de Informática da Secretaria, Luiz Napoleão Vieira.
Aluna do ensino médio da Escola Wanderley Júnior, Aline Costa, destaca que "essa é uma nova forma de aprendizagem, da qual acredito que nós nunca participamos, pois estamos acostumados em sala de aula. É muito bom porque instiga os estudantes a se habituar com a pesquisa, ainda mais para nós jovens que estamos tão ligados com a tecnologia". Aline diz que o jovem deve absorver o máximo de conhecimento possível, seja ele de onde for e o que for, para que possa ser bom em tudo em que faz. "Estou muito grata em estar participando, construindo conhecimento e rede de amigos, com mais responsabilidade e oportunidade de esclarecer dúvidas, além de aprender", conclui.
Para a implementação do projeto, em caráter piloto, Veira participou, em agosto de 2009, em Brasília, de uma formação de tutores que atuam no piloto para que, em 2010, possa ser ampliado e executado em sua totalidade. "Este programa tem como foco promover a formação técnica de alunos e educadores para o gerenciamento da sala informatizada, de modo a garantir o seu uso eficaz por todos os profissionais e alunos de diversos ambientes educacionais", explica o tutor.
A participação do aluno no ambiente escolar torna-se ainda mais efetiva com a sua formação em tecnologia, atuando como monitor junto às salas informatizadas, salas de vídeo e outros ambientes de suas escolas, em parceria com o professor lotado nesses espaços. O Programa "Aluno Integrado" já mostra bons resultados como o site criado na Internet "Trocando em Miúdos" com as escolas Presidente Rooselt e Wanderley Júnior. O espaço foi criado como proposta de socializar e promover o bom desempenho das atividades do projeto em Santa Catarina. Nele, os estudantes podem interagir e trocar idéias de tudo que vem sendo feito no ambiente do curso. Interessados em conhecer a página na Internet podem acessar o endereço eletrônico http://www.alunointegradosc.ning.com

5 comentários:

Profedemar disse...

Olá professor Luiz!
Parabéns pelo espaço.

Professor Edemar Mengarda

petjeapoiop disse...

Parabéns pela iniciativa e que ela dê muitos frutos.
Agradecemos também o seu comentário sobre o programa que produzimos para a Rádio Recreio. Aproveitamos para avisar que já está no ar, uma nova atualização, agora com programas produzidos em 2008. Nos próximos dias estaremos postando um programa especial sobre os 50 anos da declaração dos direitos humanos.
Um abraço
Vitor Nunes
Prof. do PET José Emygdio de Oliveira / SMERJ
http://radiorecreio.podomatic.com

Unknown disse...

Espero que continue sempre visitando nosso ambiente!
Abraços
Luiz

Unknown disse...

Olá Vitor!
Agradeço pelas palavras de incentivo e com isso certamente nos dá forças para continuar sempre!
Abraços
Luiz

Unknown disse...

Olá Silvana!
Que bom que vc encontrou esse espaço! Espero poder encontrá-la mais vezes!
Felicidades hj e sempre!
Luiz