27 outubro 2010

FESTIVAL POÉTICO 2010



O FESTIVAL POÉTICO iniciou em outubro de 2001, idealizado pela professora Elisa Macarine. O tema gerador foi “As Coisas do Ribeirão”. No ano de 2002, também no final de outubro, ocorreu o II Festival Poético, que teve como tema “Cidades Catarinenses”. No ano de 2003, final de novembro, celebrou “Os Autores Catarinenses”, com a participação de importantes personalidades literárias catarinenses como Alcides Buss, José Curi, Francisco José Pereira, Geralda Soprana, assim como, alguns representantes do meio artístico-literário de Santa Catarina. Em 2004, no IV Festival Poético dando abertura para o tema da Campanha da Fraternidade: “Água, fonte de vida” e em 2005 o V Festival Poético celebrou os 100 anos da Física-in verso. Em 2006 os “Contrastes e Realces entre o arquipélago dos Açores de Florianópolis”, e em 2007: “Aquecimento Global: aquecendo as idéias para esfriar o planeta” e em 2008, em comemoração do centenário de morte do escritor Machado de Assis: “Redescobrindo Machado de Assis com múltiplos olhares: pelos caminhos da poesia”. Em 2009, o tema foi: Juventude Vencendo Desafios: Ontem, Hoje e Amanhã. O X Festival Poético tem como tema:
“10 ANOS CONSTRUINDO O SABER: TRANSFORMANDO O ESTUDO EM ARTE E POESIA”
Os festivais consistem em apresentações de textos produzidos pelos alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Dom Jaime de Barros Câmara. Ao apresentarem, eles dramatizam e constroem cenários contextualizando a produção. A partir de um tema pré-discutido pela equipe de professores e ex-alunos responsáveis pela organização. O tema é divulgado no início do semestre numa proposta de interdisciplinaridade. A equipe organizadora do festival comunica as equipes já formadas e estas terão acompanhamento de professores que serão responsáveis por elas.
As premiações oferecidas às equipes são: 1°, 2° e 3° lugar aos declamadores. Neste ano, como forma de valorização da participação e desempenho dos alunos, todos receberão um certificado.
Os poemas confeccionados pelos alunos do Festival Poético, já renderam a publicação de um livro impresso: “Poemas ao Vento”, e a publicação dos poemas em um site virtual da Secretaria de Estado da Educação e Tecnologia de Santa Catarina.

14 comentários:

Cristiane disse...

Teu blog é uma inspiração para o meu trabalho. Sou uma professora muito curiosa e acreito de verdade que é pela educação que a gente muda o mundo, pra melhor!

Grande abraço,
Cris

Unknown disse...

Cristiane!
Sinta-se a vontade!
Este espaço está aberto para que divulgues teus projetos.
Abraços
Luiz

Ricardo Fernandes Braz disse...

E aí Luiz. Estamos sempre na sala de aula, registrando e valorizando o trabalho do professor. O Festival Poético do EEB D Jaime Câmara, no Ribeirão da Ilha é uma forma muito prazerosa de aprender literatura e teatro. Produzir e editar o vídeo que registrar essas aulas que viram evento é uma experiência sempre nova nesses últimos 5 anos.

Luiz N. Vieira disse...

Ricardo!
Ter a oportunidade de fazer parte deste evento é sem dúvida um aprendizado significativo.
Abrtaços
Luiz

SALTO PARA O FUTURO/ SC disse...

Olá Luiz!
Este trabalho da Escola D Jaime é um exemplo a ser divulgado e disseminado nas escola de nosso Estado. Parabéns!Um forte abraço

Unknown disse...

Olá "Equipe" do Salto para o futuro!
Sabemos que os ventos sopram mudando constantemente de direção. Portanto é preciso que sejamos corajosos, arrojados o suficiente para mudarmos e desafiá-los ao ponto de buscarmos novas conquistas e novas oportunidades!
Abraços
Luiz

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Passei para retribuir a visita em meu blog e conhecer o seu. Gostei do conteúdo, e também voltarei mais vezes.

Abraços!

Unknown disse...

Ana Paula!
Será sempre bom recebê-la por aquí.
Abraços
Luiz

Ana Paula Ruggini Zarpelon disse...

Olá Luiz,

obrigada pelo convite, seu blog é excelente! Voltarei mais vezes e espero que eu possa contribuir com algo!

Abraços!

Luiz N. Vieira disse...

Ana Paula!
Trnasferi seu comentário para a postagem comemorativa, assim vc participará do sorteio ok?
Abraços e volte sempre!
Luiz

Anderson Correia disse...

Recomendo para vocês esse vídeo, da turma 101 campeã do festival em 2010, com o 1° lugar em cenário, 1° lugar em poema e 3° lugar em declamação... http://www.youtube.com/watch?v=EFXG-BsuW_A

Em 2011 estamos reunidos novamente e pelo oque sabemos o tema principal será a reciclagem...Vlw

Unknown disse...

Olá Anderson Correia!
Estarei disponibilizando alguns projetos disponíveis aquí no Cultura na Rede!
Abraços e parabéns pela vitória!
Luiz

Seminarista Philipe Valdeno Damazo disse...

Fui aluno da EEB Dom Jaime e participei do primeiro festival em 2001. Saudades daquele tempo e dos amigos de Ensino Médio. Parabéns alunos e professores desta maravilhosa escola.

Unknown disse...

Fico feliz em saber que fizeste parte desta história. Realmente a cada ano o Festival Poético cresce em todos os sentidos. Organização, disciplina, conteúdos e principalmente no comprometimento de todos que fazem a grande diferença...Parabéns Philipe!