23 fevereiro 2012

Sociedade Inclusiva, um caminho possível!

Atualmente a inclusão de alunos com deficiência nas escolas tem sido um grande desafio, pois é algo que precisa ser pensado e planejado, afim de que se desenvolvam políticas claras de inclusão no espaço educacional.
De acordo com Beyer (2006, p. 73), a proposta de inclusão implica em uma nova postura da escola, (...) que deverá propor uma ação pedagógica que favoreça a integração social e a opção dos agentes educativos por práticas heterogêneas e atentas à diversidade existente na escola.
Desse modo, no mês de outubro de 2011, efetivou-se a proposta de concretizar junto aos educadores, momentos de reflexão, discussão e ressignificação da sua prática pedagógica, através do
programa Salto Para o Futuro, com o Curso de Formação Continuada “Os Desafios das Diferenças na Escola”. A equipe do NTE São Joaquim contou com a colaboração e o dinamismo das docentes Naira Forgerine e Neide Padilha Tomaz, especialistas em Educação Especial .

A dinâmica do curso proporcionou aos cursistas obter a constatação da necessidade do verdadeiro significado da inclusão em sua dimensão teórica e prática, aliada a uma exposição de trabalhos possibilitando aos cursistas, a oportunidade de conhecer e aprender a utilizar esses recursos e materiais adaptados para trabalhar com alunos cegos e baixa visão. Além disso, foram efetivados momentos de interação e criatividade na elaboração e apresentação de materiais pedagógicos confeccionados pelos professores cursistas, os quais servirão como instrumentos de apoio pedagógico para alunos com deficiência.
Os temas trabalhados foram:
Direito a Diferença na Igualdade de Direitos;
Política de Santa Catarina – Serviço de Atendimento Educacional Especializado;
Deficiência Visual;
Deficiências encontradas no Ensino Regular – Transtornos e Síndromes;
Avaliação do Aluno na Inclusão Escolar.
A partir desta formação, a equipe do NTE São Joaquim espera poder contribuir para que os educadores possam melhor utilizar em sua prática pedagógica, subsídios para o enriquecimento do processo ensino-aprendizagem.
“Inclusão é privilégio de conviver com as diferenças”.
( Mantoan)
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