17 maio 2012

Documentário sobre cultura açoriana integra diferentes mídias na aprendizagem

Publicado no Portal da Educação em 11 de Maio de 2012 11:29
Por Beatriz Menezes dos Santos

O longa-metragem lançado em Jaraguá do Sul/SC servirá como modelo às escolas públicas da rede estadual.

Foto: Luiz Napoleão Vieira
O documentário musical “As cores de lá - Nilêra na terra dos Açores”, produzido e editado pela equipe da Gerência de Tecnologias Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SED), é um projeto inédito que propõe a divulgação da cultura local e regional de Santa Catarina, integrando as diversas mídias na aprendizagem.
As manifestações culturais açorianas, como o terno de reis, pau de fitas, boi de mamão, construção de canoas, balaios, a arte de pesca, além da música de “Nilêra”, que canta sua paixão pelo mar, serão apresentadas nesta sexta–feira, 11, em Jaraguá do Sul, no evento “Noite da Ilha”, promovido todos os anos pelo Restaurante ARWEG do Município.
O diretor de Tecnologias e Inovação, Raul Bergson, que coordena a área de tecnologia da Secretaria, explica que o documentário será levado como modelo a todas as escolas públicas da rede estadual, por meio dos Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTEs), nas 36 Regionais de Educação. “O projeto vai ampliar o leque de recursos pedagógicos adotados pelos professores em sala de aula”, afirma.
A iniciativa vai envolver os NTEs, que são responsáveis pelo suporte técnico aos professores na elaboração de softwares pedagógicos, filmes, produções musicais, dentre outros recursos, agregando as tecnologias e as mídias nos conteúdos curriculares.
Para abordar a cultura açoriana, o longa-metragem, com 1 hora de duração, conta em parte a trajetória de Nilo Conceição, músico, compositor e fundador do grupo “Gente da Terra”, da Capital. O documentário percorreu os bairros de Ribeirão da Ilha, Santo Antônio de Lisboa, Cacupé, Lagoa da Conceição e o centro histórico de Florianópolis.
Para Luiz Napoleão Vieira, um dos idealizadores do projeto “Possibilidades e Desafios das tecnologias na divulgação da cultura local e regional de Santa Catarina”, esta produção tem como meta buscar elementos que irão auxiliar na criação de um projeto mais amplo, envolvendo todos os NTEs. “Nilêra, por meio de suas canções reconhece a música como produto cultural histórico e enfatiza sua importância na sociedade e na vida das pessoas e servirá como exemplo”, enfatiza Vieira.
Para este primeiro trabalho, a Gerência de Tecnologias Educacionais (GETED) contou com orientações técnicas de Gabriel Ornellas, estudante do Curso de Cinema da UFSC e estagiário na Gerência. “Os professores e alunos poderão utilizar máquinas digitais, filmadoras, programas de edição, além de conhecerem técnicas de direção e roteirização, quando da criação de filmes”, explica Ornelas. Participaram ainda do processo de criação e produção, os técnicos da GETED, António Carlos Ruiz, Irene Cardosos, Marlise Teresinha Castro e Ricardo Braz.

6 comentários:

Anônimo disse...

Olá Luiz!
Parabéns por mais um trabalho criativo e de autoria!
Estes exemplos devemos reproduzir sempre que pertinemte principalmente no cenário educacional!
Um abraço.
NTE- Chepecó

NTE São Joaquim disse...

Olá Luiz
O Projeto As Manifestações Culturais Açorianas, constitui-se como instrumento privilegiado que intensifica o acesso ao conhecimento e as diferentes culturas do nosso estado.
Parabéns por este trabalho, o qual possibilita novas maneiras de ensinar e aprender, integrando as diversas mídias no processo ensino-aprendizagem.
Abraços
NTE São Joaquim

Unknown disse...

Olá NTE de Chapecó!
Estamos construindo um projeto participativo, para que possamos ampliá-lo com o propósito de dar visibilidade numa grande teia cultural. Com isso,envolvendo todos os NTEs de Santa Catarina.
Forte abraço
Luiz

Unknown disse...

Olá NTE de São Joaquim!
Acreditar num fazer pedagógico construído a partir das diferentes culturas, certamente é um componente que faz realmente a diferença. Com a mediação do professor e o auxílio das diferentes tecnologias, podemos afirmar que ao vivenciar na prática todo o processo, constatamos que e o aprendizado é visível em todos os sentidos.
Estamos organizando em etapas a socialização deste projeto!
Abraços
Luiz

NTE Jaraguá do Sul disse...

Olá Luiz,

Esse documentário musical “As cores de lá - Nilêra na terra dos Açores”, produzido e editado por vocês reforçam o caminho trilhado pelo nosso NTE e com certeza os outros também...
Parabéns pelo projeto. O uso de filmadoras, máquina fotográficas, celulares programas editor de imagem e editor de audio incentiva os professores a também fazerem seus vídeos...suas criações...criatividades e quem ganha é o aluno que também se encanta com tudo isso...
Não assisti ainda esse longa metragem, mas só o fato de saber que foram vcs que produziram e que servirá como modelo nos deixa na maior expectativa...
Um abraço
NTE - Jaraguá do Sul

Unknown disse...

Olá NTE Jaraguá do Sul! Sem dúvidas! Ações como essas reúnem ingredientes de aprendizagem facilitadores. Com isso, propiciam elementos que irão compor novos conceitos prazerosamente, que a meu ver torna-se inevitável nos dias atuais. Em breve o documentário será divulgado a todos os NTEs. Obrigado pela confiança. Luiz