16 novembro 2012

Refletindo sobre a inclusão, preparando o cidadão para um mundo sem preconceito


Por Melissa Nebias   

FOTO LUIZ NAPOLEÃO VIEIRA
        Com o tema “Refletindo sobre a inclusão, preparando o cidadão para um mundo sem preconceito”, a Escola de Educação Básica (EEB) Dom Jaime Barros Câmara, do Ribeirão da Ilha, em Florianópolis, promove nesta quarta-feira, 14, às 18 h, no Centro Comunitário do Ribeirão da Ilha, o XII Festival Poético, desenvolvidos pelos alunos do Ensino Médio.
         O festival consiste em apresentações de textos produzidos pelos estudantes a partir de um tema central que se divide em subtemas, a serem trabalhados por cada turma. Ao apresentarem, eles dramatizam e constroem cenários contextualizando a produção. A atividade é avaliada e mediada pelos professores em todo o seu processo. 
         Durante os doze anos de projeto, muitos temas já foram trabalhados, como: As Coisas do Ribeirão, Cidades Catarinenses, Os Autores Catarinenses, Água Fonte de Vida, Física Inverso, Contrastes e Realces entre o Arquipélago dos Açores e Florianópolis, Aquecimento Global “Aquecendo ideias para esfriar o planeta”, Redescobrindo Machado de Assis com Múltiplos Olhares, X Anos Construindo o Saber e Transformando em Arte e Reciclando ideias para um mundo melhor.
         “A escola propõe como atividade pedagógica aos alunos do Ensino Médio uma forma diferente de demonstrar suas habilidades. Esta proposta procura envolver a todos num processo dinâmico e criativo, fortalecendo a capacidade de pesquisa, de elaborar conceitos e a autonomia intelectiva”, afirmou a diretora da escola, Valíria dos Santos Sakr.
         Os poemas produzidos pelos alunos neste projeto já renderam a publicação de um livro impresso: “Poemas ao Vento” e a publicação dos poemas em um site virtual da Secretaria de Estadual da Educação (SED). Também já foi apresentado em 2010, como carro chefe do trabalho do Ensino Médio Inovador, para Bertioga em São Paulo.

2 comentários:

Jussani disse...

Olá Cultura na Rede!
Parabéns Luiz, por mais uma vez tomar iniciativa de incentivar projeto de inclusão! Em Chapecó possuímos uma escola que este ano de 2012, esta publicando um livro com textos de autorias de alunos. Este fator e fundamental no processo de construção do conhecimento da leitura e escrita dos adolescentes!
Parabéns, aos idealizadores destas atividades!

Luiz N. Vieira disse...

Jussani!
Alegria em saber que ações como essas propiciam elementos na construção de novas oportunidades de aprendizagem. Parabéns e conte sempre conosco para divulgar os projetos de sua região.
Abraços
Luiz