28 junho 2013

Diálogo com educadores



O VIº Encontro dos NTEs da região do Planalto Serrano e Meio Oeste foi produtivo, principalmente na perspectiva de buscar uma gestão democrática, participativa reunindo ingredientes sustentáveis para consolidar resultados significativos. Com isso fortalece o comprometimento de todos, buscando ações das TICs no sistema educacional. A partir do momento em que as decisões discutidas em grupos de trabalho, acabam reforçando ainda mais o processo e sua prática num todo. Portanto estas iniciativas criam caminhos de crescimento coletivo e participativo, deixando o ambiente dinâmico, harmonioso e consistente.
            Nesse encontro foi desenvolvida uma Atividade de Aprendizagem integrando o uso do Tablet ao ensino de Arte tendo como referência aos pressupostos teóricos da Proposta Curricular de Santa Catarina (1998). A atividade foi conduzida compreendendo que a aprendizagem se dá na Atividade Humana, tendo como objetivo a elaboração conceitual de forma autônoma e mediada pelo conhecimento e instrumentos produzidos historicamente. Assim, foi escolhido o conceito Performance como elemento motivador e utilizadas técnicas de expressão corporal, registradas fotograficamente e em vídeo pelo instrumento disponível no tablet e em celulares dos cursistas. O processo da Atividade de Aprendizagem se deu em duas horas e a cada sequencia de operações e ações, estabeleceu-se um diálogo com os educadores sobre suas impressões e que relações estabeleciam com o conceito Performance e o uso do tablet e celulares. No final o conceito Performance foi elaborado em conjunto pelos educadores, bem como a integração do tablet e celulares no processo de aprendizagem.
Parabéns NTEs:
Campos Novos, Caçador, Curitibanos, Lages, Joaçaba, São Joaquim e Videira.

4 comentários:

Unknown disse...

O nosso encontro foi maravilhoso, voltamos para as nossas regiões fortalecidas.
E que venha o próximo!!!!!

Carmen disse...

Valeu mesmo!
Já estamos aguardando o próximo.
Carmen Barzotto

NTE SÃO JOAQUIM disse...

Isso mesmo colegas , foi bom demais, é sempre um prazer encontrar e trabalhar com vocês.
Oba! O próximo vamos para Campos Novos, Cris nos aguarde.

Ricardo Fernandes Braz disse...

O encontro foi significativo e o diálogo entre multiplicadores é imprescindível para poder trabalhar com os professores em cada NTE. Essa equipe reunida materializou a essência dos multiplicadores: Educadores compromissados. Essa experiência nos faz fortes, felizes e nos mostra que não estamos sozinhos.