19 julho 2011

STOP MOTION E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO




Aoficina de STOP MOTION E AS TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO oferecida pelo NTE de Ibirama, na 2ª FLEITEC – Feira da Leitura e das Tecnologias Educacionais oportunizou aos professores, o entendimento de que o ser humano aprende em atividade e coletivamente, solucionando e criando problemas. Neste intuito, a oficina, com referência na história do movimento no objeto inanimado, colocou em diálogo várias tecnologias, almejando a finalização de uma animação. A linguagem animação em Stop Motion é a atividade propriamente dita e nela trabalhamos com diversas tecnologias, tendo como eixo a confecção de bonecos com estrutura de arame, massa de fixar, esponja, massa de modelar, bola de isopor, tecido. Para a edição da animação utilizamos máquina fotográfica digital, tripé e um software de compactação das imagens. Esta atividade aplicada à educação desenvolve-se conceitos de diversas áreas disciplinares, que são abordados mediante planejamento e objetivos a serem atingidos.
Como atividade de aprendizagem, com foco na apreciação e crítica, nos apropriamos e nos instrumentalizamos com os quesitos necessários para entender os conceitos em diversas dimensões: cognitivas, psicológicas, estéticas, éticas, políticas, artísticas, sociais. O curso de Stop Motion como atividade de aprendizagem é uma iniciativa da professora Irene Cardoso Althof, Luiz Napoleão Vieira e Ricardo Fernandes Braz.

4 comentários:

SALTO PARA O FUTURO/ SC disse...

Parabéns a vocês!
Ao fazerem o curso de Stop Motion como atividade de aprendizagem na
2ª FLEITEC proporcionaram aos professores cursistas vivenciar essa experiência única que mistura criatividade e técnica.Vão em frente!

Luiz N. Vieira disse...

Olá Salto para o Futuro SC!
As possibilidades e desafios das tecnologias educacionais por meio da oficina Stop Motion, permitiu mais uma vez ao educador novas formas de aprendizagem coletiva!
Abraços
Luiz

ELIZANE disse...

Parabéns Luiz!
Acompanho sempre as novidades neste blog, e achei este recurso muito interessante, pois, estimula a criatividade nos educandos, o que não é tarefa fácil na educação. Portanto, o Stop Motion é um exemplo de recurso, que se for bem planejado, poderá contribuir na aprendizagem dos alunos.

Unknown disse...

Olá Elizane!
É muito gratificante promover ações que propicia a construção coletiva, principalmente num processo que motiva as ações do educador.
O Stop Motion é um recurso envolvente,criativo que amplia novas formas de aprendizagem.