23 outubro 2011

Técnica Stop Motion e o Meio Ambiente

Projeto utilizando a técnica Stop Motion foi apresentado pela professora de Artes Juliana Degracia da EEB José Clemente Pereira do município de José Boiteux – SC, durante a VI Feira Estadual de Ciências e Tecnologia, promovida pela Secretaria de Estado da Educação.
Em 2010 a professora participou da Oficina de Stop Motion na 1ª FLEITEC, promovida pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Gerência de Educação de Ibirama e, percebendo a importância do uso da tecnologia no processo ensino aprendizagem, desenvolveu com seus alunos um vídeo utilizando a técnica Stop Motion. Foi um projeto interdisciplinar, envolvendo as disciplinas de Artes, Língua Portuguesa e Ciências, abordando o tema: O problema ambiental.
Segundo a professora, conscientizar as pessoas de uma maneira divertida sobre a atual degradação da natureza foi a forma encontrada para ampliar novos conceitos utilizando ferramentas de produção audiovisual.
O problema ambiental, tema do projeto, é de suma importância para o país que quer chegar a ser totalmente desenvolvido, pois é a qualidade de vida de um povo que determina o seu grau de desenvolvimento.
Com esse projeto temos uma visão real de como o homem destrói a natureza sem controle algum, pensando em meios próprios, deixando de lado a importância de uma vida de qualidade.
O projeto contou coma a participação efetiva das disciplinas de Ciências, Língua Portuguesa e Artes, com o início das atividades com a história da fotografia. O trabalho desenvolveu uma técnica chamada Stop Motion, onde se cria um filme a partir de fotos colocadas em uma sequência (quadro a quadro), dando a impressão de movimento. Além disso, foi observado o interesse dos alunos na questão ambiental e também as diversas formas de conscientizar através dos meios tecnológicos, promovendo de maneira divertida, reações adversas nos expectadores e nos próprios alunos, mostrando de um jeito simples que podemos fazer algo por nosso planeta e por nós mesmos.

28 comentários:

Irene C. Althof disse...

Luiz, fiquei bem feliz com essa notícia. Lançamos a semente em 2010quando ministramos a Oficina Stop Motion para os professores na 1ª FLEITEC em Ibirama e percebemos o interesse dos mesmos em levar para suas escolas novas formas de utilização das tecnologias envolvendo alunos e tornando as aulas mais agradáveis.

Parabéns a professora pela iniciativa.

Abraços
Irene

Neusa Ana S. Angioletti disse...

Parabéns meninas pelo trabalho e especialmente parabéns à Luiz, Ricardo e D. Irene pela oficina que possibilitou e incentivou este trabalho. O sucesso se comprova! Parabéns e continuem,não percam o entusiasmo.Abraços

Unknown disse...

Parabéns a professora e toda a equipe.

Ricardo Fernandes Braz disse...

Ficamos muito felizes com o projeto científico envolvendo o stop motion. Isso demonstra cientificamente que o investimento em formação de professores é imprescindível para a formação de aluno. O que todos nós que trabalhamos com formação de professores já sabemos há muito tempo. O que impressiona nesta comprovação científica é que ela se deu em curto prazo. Agora podemos imaginar sem sombra de dúvidas, pois o científico se reproduz que em breve teremos jovens trilhando caminhos inovadores de novas profissões ou mesmo trabalhando ou gerenciando pessoas de forma horizontal, sem o stress ou a ganância de capitalizar sem o famoso trabalho somente por dinheiro, principalmente no atual serviço público de SC em que cargos são barganhados por partidos políticos a despeito do conhecimento ou trabalho desenvolvido. Nesse caso, a Integradora de Tecnologias de Ibirama Neusa está de parabéns, pois sua gestão possibilitou esse encontro com o stop motion e a educação em Ibirama. Ela demonstrou ser a pessoa indicadíssima e responsável para essa gestão. Esse é o verdadeiro papel de um Integrador de Tecnologias, articular saberes para fortalecer à educação. Estão de parabéns a Neusa e a Rosimeire que devem estar atuando à frente do NTE de Ibirama pois fazem bem à utilização das Tecnologias nos processos de ensino e de aprendizagem. A professora Juliana de Gracia em sua iniciativa de fazer o curso e levar esse conhecimento aos alunos demonstrou sua responsabilidade em aprender e aplicar esse conhecimento na sala de aula, abrindo novos caminhos para à educação. As alunas Maira Sandra Fusinato e Paola Sarna Graziela da Silva por aceitarem o desafio e empreender um projeto científico desta natureza.
Esta é a felicidade que como atuante na formação de educadores indicamos no começo desta postagem: iniciar um ciclo que se amplia a cada participação. Fica o desafio aos gerentes de Educação, Secretários, supervisores: A formação de professores é o que qualifica a educação, cientificamente falando, é claro. Pena que muitos dos indicados para cargos do poder público não tem condições de bancar uma política séria de formação, deixando a míngua professores, alunos e pais em favor de favores politiqueiros.
Parabéns Irene, Luiz e eu. Parabéns Neusa e Rosimeire. Parabéns Professora Juliana. Parabéns alunas Maira e Paola, pois somos parte de uma história que cria rumos, socializa saberes, amplia horizontes com o intuito de qualificar a Educação.

Anônimo disse...

Oi... Por enterece e curiosidade qual é o nome das meninas?? afinal foi trabalho em equipe .. beijos a todos e parabéns .. estou ansiosa .. parabéns menina.. posta la o nome delas também?

Cultura na rede disse...

Olá ANÔNIMO!
Desculpe, não poderei mencionar seu nome, que pena!
Conforme o comentário do Ricardo sua curiosidade deve ter sido sanada!

" Parabéns Irene( Formadora), Luiz (Formador) e Ricardo (Formador). Parabéns Neusa e Rosimeire(Multiplicadora do NTE de Ibirama).
Parabéns Professora Juliana. Parabéns alunas Maira e Paola, pois somos parte de uma história que cria rumos, socializa saberes, amplia horizontes com o intuito de qualificar a Educação".
Um grande abraço
Luiz

juliana disse...

Obg a todos pelo carinho....realmente o trabalho foi surpreendente....adorei fazer a oficina e passar para os alunos essa idéia....Professora Juliana

Luiz N. Vieira disse...

Olá Irene!
O mais importante é que grandes profissionais da educação sempre buscam algo mais. Foi isso que constatamos. A auto formação provocada pelo NTE de Ibirama e as oportunidades processadas pelos cursistas, levando para suas escolas a técnica de Stop Motion, formalizando no processo de ensino e aprendizagem na sua prática em sala de aula.
Abraços
Luiz

Luiz N. Vieira disse...

Olá NEUZA!
Não há como perder o entusiasmo, quando se observa ações como essas que acabam oportunizando para os professores de sua região!
Por isso podem contar sempre conosco, pois estaremos sempre acreditando no gerenciamento de todos os integrantes do NTE.

Luiz N. Vieira disse...

Olá Cristiane!
Já estava com saudades....
Você como sempre incentivando nossas postagens!
Um grande abraço
Luiz

Luiz N. Vieira disse...

RICARDO!
A cada dia conhecemos um pouco mais de tudo e tudo um pouco mais!
Chico Buarque de Holanda, num de seus brilhantes poemas, se é assim que podemos dizer, nos presenteou com sua linda melodia:
“É sempre bom lembrar
Que um copo vazio
Está cheio de ar.
É sempre bom lembrar
Que o ar sombrio de um rosto
Está cheio de um ar vazio,
Vazio daquilo que no ar do copo
Ocupa um lugar.
Com essa parte da letra da música “Copo Vazio”, eu penso que poderei fazer algumas considerações sobre sua excelente ponderação. Quando você relatou que “Agora podemos imaginar sem sombra de dúvidas, que as ações se reproduzem e que em breve teremos jovens trilhando caminhos inovadores”. Sem dúvidas, isso é verdadeiro! Acredito também que na há como deixar nossos professores e alunos com um ar sombrio de um rosto cheio de ar vazio, sem esperanças, sem algo que possa ser feito! É exatamente isso que ocorre quando não há comprometimento efetivo com aqueles que pensam e se preocupam em nunca deixar nada vazio!
Obrigado Ricardo pela sua amizade!
Luiz

Luiz N. Vieira disse...

Olá Juliana!
Você provocou uma grande discussão!
Que maravilha poder socializar não achas?
Ficamos felizes com tudo que está acontecendo! Parabéns a todos os envolvidos.
Um grande abraço
Luiz

Paola S. disse...

Gostei muito do trabalho e agradeço o carinho de todos, realmente é muito interessante o trabalho e consiste em ter trabalho em equipe o que acabou unindo mais e mais a turma... Foi concerteza uma experiência inesquecível.. Obrigada.
Paola S. G. da Silva (:

ELIZANE disse...

Parabéns a todos os envolvidos neste brilhante trabalho!
É muito gratificante quando colhemos os frutos das sementes lançadas, como disse a Irene. Muito bom mesmo...Parabéns!!!

Luiz N. Vieira disse...

Olá Paola!
Estamos agradecidos pela participação efetiva de todos vocês, foi importante não só apropriar-se de novos conceitos e sim ser protagonista deste importante projeto!
Abraços
Luiz N. Vieira

Luiz N. Vieira disse...

Elisane!
Parabéns a todos os envolvidos.

É gratificante socializar uma discusão como essas!
Ficamos felizes com tudo que está acontecendo!
Um forte Abraço
Luiz

juliana disse...

Estou muito feliz e orgulhosa com os comentarios de todos....e tudo isso soh foi possivel com o trabalho tanto dos professores q tive no curso e tb com o empenho dos alunos...isso mostra q tudo o q fizemos eh resultado do empenho de todos...bjus a todos...Profª Jú

Anônimo disse...

Olá Pessoal formador, e toda a equipe envolvida no processo NTE, escola e alunos!
Parabéns, a todos pala ótima participação no evento! Mostrar o trabalho em uma página online como um blog não é tarefa fácil porém atitude louvável!
Adorei ver vocês felizes em realizar um tabalho diferenciado e divulgar ele. Isso deve acontecer sempre, o incentivo e valorização é fundamental no processo ousado de aprender !
Um forte abraço a todos!

Jussani- Multiplicadora -NTE Chapecó.

Luiz N. Vieira disse...

Olá Jussani- Multiplicadora do NTE de Chapecó!
O Blog "Cultura na Rede" tem como principal compromisso, socializar os projetos pedagógicos inovadores desenvolvidos por profissionais comprometidos. Com isso, oportunizando novas práticas de iniciativas e vontades criadoras.
Abraços
Luiz

Luiz N. Vieira disse...

Profª Jú!
Já estamos aguardando novos projetos.
Parabéns..
Luiz

Gislaine disse...

Parabéns profª Juliana e a equipe da EEB José Clemente Pereira do município de José Boiteux, pelo belíssimo Projeto.
A alegria em realizar esta oficina é visível, pois sentimos durante toda sua realização.
No momento estamos participando com o Luiz e o Ricardo das oficinas com Stop Motion e é gratificante conhecer mais detalhes e aprofundar nesta técnica, tão criativa e necessária para uso pedagógico com alunos e professores.
Stop Motion, tem o potencial de oferecer novos olhares, novas formas de acessar a informação, novos estilos de pensar e raciocinar. Surgem novas maneiras de processar a construção do conhecimento, gerarando novos ambientes de aprendizagem.
No entanto, penso que esta aprendizagem poderá fazer parte dos planejamentos e decisões dos docentes em suas construções cotidianas, para aplicação com seus alunos nas diversas séries e níveis.
Abraço!
Gislaine-Multiplicadora NTE-Grde Fpolis

Unknown disse...

Gislaine! Excelente suas considerações! Principalmente quando você estabelece entendimento em que o indivíduo processa e tranforma ações provocadas em conhecimento, gerando novas oportunidades de aprendizagem. Obrigado por tudo... Abraços Luiz

nostodoslemos disse...

Bom dia!
A convite, chegando um pouco atrasada mas não em hora tardia.
O Blog "Nós Todos Lemos" marca presença na "Cultura em Rede".
Bom final de semana!

Marli Carmen disse...

Hoje é dia de sorteio lá no blog!

Quem levará o livro do vampiro mais simpático da net? Confira:



http://amazoniaumcaminhoparaosonho.blogspot.com/



Tem novo sorteio rolando por lá: A galeria Wilson- Recomendo!!!!

Marli

Luiz N. Vieira disse...

Bom dia Ligia!
Agradeço pela visita. Cultura na Rede já marcou presença!
Abraços
Luiz

Luiz N. Vieira disse...

Olá Marli!
Vamos conferir! Espero levar o livro do vampiro mais simpático da net.....
Abraços
Luiz

Elisete disse...

A vida é feita de encontros e de continuas aprendizagens, viver e aprender, aprender e viver... parece poesia, mas é real. A cada dia novas experiências enriquecem nosso fazer,nosso saber e o nosso cotidiano. Aprender a técnica do stop motion foi um desse novos aprendizados, que a Prof. Juliana com sua Turma, enconrajada pela equipe do NTE de Ibirama, com o auxilio da SED na pessoa do Luiz, do Ricardo e da Irene, conseguiu mostrar e muito bem,de como é possível transformar a realidade, com envolvimento e aprendizagem.
Com vocês colegas da SED e dos NTEs temos aprendido muito, e esse aprendizado vai fazer a diferença no nosso trabalho, no nosso desejo de transformar e de fazer sempre mais e melhor, apesar dos tropeços da vida e do dia-a-dia.
Lembrando sempre que é preciso cair para aprender a levantar, voar com mais
voracidade e alçar novos horizontes.
Abraços e Parabéns e de gente e de atitudes assim que se faz História.
Abraços
Elisete
Multiplicadora do NTE Gde Florianópolis

Unknown disse...

Elisete!
O que mais me encantou neste relato, foi quando você descreve: "Temos aprendido muito, e esse aprendizado vai fazer a diferença no nosso trabalho, no nosso desejo de transformar e de fazer sempre mais e melhor." Geralmente aqueles que fazem diferença, transformam e fazem o melhor são aqueles que lutam contra a corrente:
Quero relembrar contigo um trecho da letra de "Roda Viva" Chico Buarque...

"A gente vai contra a corrente Até não poder resistir
Na volta do barco é que sente
O quanto deixou de cumprir
Faz tempo que a gente cultiva
A mais linda roseira que há
Mas eis que chega a roda viva
E carrega a roseira prá lá... Agradeço por tudo que proporcionaram!
Luiz