Por Carlos Broering Bruno
Não
importa a ação ou a aventura, o enredo, as ideias e os efeitos, o mundo do
cinema ilude, hipnotiza e resignifica o mundo fictício e contextualizado das
realidades e fantasias preparadas além das câmeras.
Os
recursos cinematográficos causam fascínio e ao mesmo tempo curiosidade nas
pessoas, sejam elas jovens, adultas ou idosas. O cinema tem o poder de mexer
com os sentimentos e as angústias, trazendo à tona momentos que vão além de um
simples olhar.
O
objetivo de se trabalhar com a oficina de Stop Motion, é para desenvolver junto
ao aluno uma aula mais dinâmica e agregada, onde os mesmos podem desfrutar de
conteúdos e práticas que lhe tornam agradáveis assimilar conteúdos teóricos e
práticos, constituindo assim sua história e alcançando diversas realidades que
se interligam ao customizar uma construção sócio histórica.
Todo
o processo da oficina, se fez ao envolver o aluno e a instigá-lo a desenvolver
a curiosidade, buscando a construção de um roteiro com objetivos bem traçados
de uma história a seguir.
Para
que estes pudessem entender do que se tratava, se objetivou tratar sobre a
história do cinema através de um breve contexto e a influência do Stop Motion
em suas técnicas principais, que podemos encontrar em diversos sucessos do
mundo do cinema, como em filmes animados (Walt Disney) e até efeitos especiais,
feitos em filmes antigos, como o King Kong.
O
processo se dissolveu em diversas etapas, envolvendo criações que vão desde
bonecos flexíveis feitos em arame, à objetos e personagens de massa de modelar
e técnicas de movimento com colagem. A produção dos alunos foi movimentada pelo
grupo de professores da SED/SC, NTE da Grande Florianópolis e E.E.B. Prof.
Aníbal Nunes Pires. A oficina foi ministrada por: Luiz Napoleão Vieira, Marlise Terezinha Alexandre Castro, José Eugênio
Pereira, Mário Luiz Laurindo, Carlos Broering Bruno, Ana Müller e Elisete
Moccelin Machado, servindo de uma excelente experiência para com adolescentes,
visto que, até então, a oficina era dedicada ao público de professores e não a
alunos.
O
curso aconteceu nos dias 28, 29 e 30 de Novembro de 2012, totalizando uma carga
horária de 12 horas ao qual serviu de termômetro para diversas outras
experiências a que poderão surgir com o grupo juvenil.
4 comentários:
Luiz!
Parabéns!!
Quanto vai oferecer o curso para os multiplicadores do Salto? Esta medodologia pode complementar algumas séries trabalhas inriquecendo a pratica pedagógica de cada docente!
Jussani
Chapecó
Jussani!
Toda a ação que contemple uma metodologia eficiente, facilita o aprendizado. A oficina de Stop Motion, muito bem lembrado pelo professor Carlos Broering Bruno, quando lançamos mão em trabalhar com essa técnica, pensamos em desenvolver junto ao aluno uma aula mais dinâmica e agregada, onde os mesmos podem desfrutar de conteúdos e práticas que lhe tornam agradáveis assimilar conteúdos teóricos e práticos, constituindo assim sua história e alcançando diversas realidades que se interligam ao customizar uma construção sócio histórica.
Abraços.
lUIZ
Luis, sou sua seguidora duas vezes: pelo meu perfil pessoal e pelo blog Impacto da Pedagogia Moderna. Obrigada por seguir-me em Só Atividades para Sala de Aula e pelo comentário bastante motivador. Quero neste comentário te parabenizar por este artigo, e o excelente trabalho divulgado: "Oficina Stop Motion". O impacto que este trabalho causa na aprendizagem é muito grande, prazeroso e compensador prá quem ensina e prá quem aprende. Parabéns mais uma vez pela divulgação: os educadores precisam avançar na diversificação de suas aulas para atingir os alunos, principalmente com a melhor e atual ferramenta - a tecnologia.
Abraços
Julia
Olá Julia!
Obrigado pela sua preferência. Continuo apreciando suas postagens no "Só Atividades para Sala de Aula". Conto com sua valiosa participação aqui no Cultura na rede!
Abraços
Luiz
Postar um comentário