28 maio 2008

Por que Cultura na Rede?

Maquete da Cultura Açoriana Por entender que é possível contribuir para que ações possam ser desenvolvidas coletivamente. “Entrar numa nova cultura colaborativa onde os valores, os conhecimentos podem ser acumulados coletivamente e on-line, assim estaremos criando nossa própria identidade de comunidade”. Pierre Lévy
O surgimento do informativo “Cultura na Rede” deu-se a partir do projeto “Ilha meu encanto: um novo olhar sobre a Cultura Açoriana”.Este projeto foi desenvolvido por uma escola da rede pública estadual da grande Florianópolis, com apoio da GETEI/ SED e NTE Grande Florianópolis cujo tema central se apóia na integração das tecnologias e a história açoriana, investigada e vivenciada por alunos e professores, com o objetivo de dar visibilidade por meio de um novo olhar à cultura açoriana, buscando a valorização na comunidade escolar e promovendo novos conceitos no processo educativo.
O processo de inclusão digital no Estado de Santa Catarina atende o que dispõe o Programa Nacional de Informática na educação (PROINFO), criado pela Portaria nº 522, de 9 de abril de 1997, para promover o uso pedagógico das tecnologias de informação e comunicação na rede pública de ensino fundamental e médio.Na medida em que as escolas e NTEs se envolvem no processo de uso das tecnologias no ensino aprendizagem, há necessidade de criar ambientes que propiciem a mediação e a socialização de projetos e ações implementados em cada região. Forma-se, assim, uma grande rede de conhecimento.
“Uma sociedade inclusiva é aquela que reconhece, respeita e valoriza a diversidade humana”.
A acessibilidade representa para os usuários o livre acesso à rede de informações, eliminando barreiras, disponibilizando os conteúdos e informações adequadas em formatos alternativos. Nesse sentido, o ambiente do blog “Cultura na Rede” está se adaptando às normas de acessibilidade.
Texto colaborativo:
Irene Cardoso Althof
Luiz Napoleão Vieira

Nenhum comentário: