12 agosto 2011

Tecnologia, Sociedade e Escola

Tecnologia, Sociedade e Escola

Publicado no Informativo 002 DEZEMBRO /2006

Na sociedade atual, são utilizados inúmeros termos para a identificação de características significativas deste momento social e, as tecnologias são utilizadas em suas relações. O alcance das tecnologias em todos os seguimentos sociais vem acelerando a troca de informações e influenciando o pensar e o agir de cada indivíduo. Essas tecnologias criam novas formas de linguagens, interferindo diretamente na relação dessas com a educação. Ignorar a influência das tecnologias no processo ensino aprendizagem é negar uma ferramenta pedagógica como meio de realização das práticas educativas. No entanto, as transformações ocorridas nas práticas educacionais desafiam os educadores a repensar conceitos. Somos instigados ao compromisso ético da busca de alternativas para a formação de sujeitos críticos e criativos na comunidade e na sociedade. Aliás, a sociedade clama por cooperação e solidariedade, pelo resgate dos valores humanos, pela construção de uma nova relação com o conhecimento. A inclusão das tecnologias, se planejada, poderá auxiliar no resgate e auto-estima dos educadores e educandos aumentando a capacidade de recriação, incentivando a criatividade, rompendo com a educação e a cultura excludentes. Leva-nos também a gestão de novas alternativas, com novos sistemas de valores, instrumentalizando as redes pedagógicas pautadas na cooperação e na solidariedade.Texto: José Eugênio Pereira

8 comentários:

ELIZANE disse...

Concordo plenamente com as idéias do autor.
Os alunos da cultura digital exigem uma nova postura do professor frente ao uso das tecnologias no processo ensino aprendizagem. Este por sua vez, precisa desafiar sua própria prática pedagógica. Diante disso é indispensável buscar capacitação constante , planejar, ser criativo e capaz de despertar a criatividade dos alunos, e isso não é tarefa fácil!!!É preciso muita dedicação...e como diz Paulo Freire "Não se pode falar de Educação sem Amor"

Luiz disse...

Oi Elizane!
Gosto muito de suas colocações!
Concordo contigo..."É preciso desafiar a cada instante para que possamos buscar com criatividade, inovações na prática no dia a dia".
Abraços
Luiz

A aprendizagem da Vida disse...

Tecnologia está muita avançada, nem todos tem o acesso, os custos são elevados. Não é uma tarefa fácil a educação, mais é mais um desafio dos educadores, para poder manter sempre atualizado, ainda eu sou da moda antiga pegar os livros na mão.

Brincando com Hagaquê disse...

Nos chamou muito a nossa atenção quanto a frase... Ignorar a influencia das tecnologias no processo ensino aprendizagem é negar uma ferramenta pedagógica como meio de realização das práticas educativas, pois vemos que ainda tem muitos profissionais do magistério que ignoram estas ferramentas. Somos alunas da capacitação NTE Canoinhas, e atuamos como profissionais no Cedup Vidal Ramos.Parabenizamos pelo seu Blog e que seja sempre uma referencia.

Marli Carmen disse...

seguindo!!
beijinhos!!

Cultura na rede disse...

Olá "Aprendendo com a vida"
É impossível acompanhar essa viagem veloz das tecnologias, Não consigo imaginar deixando nossos alunos sem acesso a esses recursos como complemto das atividades propostas em sala de aula.
Concordo com o ecessivo custo, o acesso,tudo isso uma tarefa nada fácil para os educadores brasileiros!
Portanto os desafios continuarão até que tenhamos uma política séria sem comprometimentos.
Valeu pela sua participação!
Abraço
Luiz

Cultura na rede disse...

Olá Alunas do Curso formação do NTE Canoinhas!
O mais importante é repensar sempre e desafiar nossa prática. Utilizar caminhos inovadores e oportunizar novas formas de aprender.
Parabéns pela participação de vocês. voltem sempre....
Abraços
Luiz

Luiz disse...

Olá Marli Carmem!
Aguardamos novas publicações.
Volte sempre...