12 setembro 2011

Bela, sensível, impactante...


Uma verdadeira obra a resenha de Elis Zampieri, editora do Blog Sobre Educação, que nos agraciou por meio do filmeTaare Zameen Par – Every Child is Special”. Com sua sensibilidade, descreve de forma envolvente que amplia as possibilidades de utilização desse filme, principalmente no que se refere à educação em geral, e da educação especial, em particular.
Sinto-me a vontade em disponibilizar na íntegra o texto na perspectiva da autora. Taare Zameen Par – Every Child is Special, com tradução de “Como Estrelas na Terra - Toda Criança é Especial" é um filme de produção indiana e uma obra prima do até então ator e produtor Aamir Khan, que no filme assume o papel do professor Ram Shankar Nikumbh.
O filme é o relato da história de Ishaan Awasthi, um garoto de nove anos, disléxico, que é incompreendido pela escola e sofre pelo desconhecimento e abandono dos pais, que se preocupam apenas em torná-lo produtivo, competente para o trabalho e apto à concorrência.
Na escola, Ishaan é dispersivo e encanta-se com um mundo que só ele vê. A mente criativa e prodigiosa do menino é ignorada pelos professores. Na sala de aula, os algarismos da prova adquirem vida e travam com ele, uma incrível batalha intergaláctica. Ishaan ignora os significados dos códigos, para ele o mundo é de um colorido e de um ritmo bastante diferente do que vive na sala de aula. Ele se encanta com o vôo das borboletas, com os pássaros que alimentam os filhotes e com os pingos da chuva nas poças d'água. As nuvens são seu chão firme. O menino sonha e seus sonhos não cabem no currículo escolar.
Diferente dos outros, Ishaan sofre. Rotulado e estigmatizado, se isola. Reprova de ano e é encaminhado pelos pais a um internato que costuma usar como marketing institucional explicar aos pais que são os melhores domadores de cavalos selvagens. Ishaan é entregue e própria sorte, abandonado intelectual e emocionalmente, tido como preguiçoso, relapso, desorganizado. Nada mais faria sentido pra ele, se Ram Shankar Nikumbh, um professor substituto não cruzasse seu caminho e o resgatasse desta triste história.
“Taare Zameen Par – Every Child is Special", é um filme questionador e instigante. Nos faz pensar sobre tantos Ishaans que por nós podem ter passado, incompreendidos, encaminhados equivocadamente à escolas especiais, excluídos, rotulados. Nos apresenta possibilidades de repensarmos os discursos que usualmente utilizamos para constituir os sujeitos os quais denominamos não aprendentes. Surge o desafio de que nos interroguemos sobre a educação, a escola, o currículo, as competências, os alunos e as alunas, as diferenças, os olhares, os discursos, o padrão, o normal, o fazer e o nosso não fazer pedagógico. Desafia-nos a desapergar-nos da ideia das correções, para pensarmos outras relações de ensino e aprendizagem a partir das diferenças e a possibilidade de uma inclusão das diferenças na escola, uma oportunidade para estudar e experimentar pedagogicamente outras representações de diferença que escapem ao normalmente instituído pela escola como o lugar do desvio, da anormalidade ou da deformidade. Chama a atenção para como temos olhado e significado a "falta de atenção", "os erros", o "mau comportamento", "a falta de interesse", “a incapacidade de ler e escrever" e tantas outras formas de interpretarmos o cotidiano de uma criança que não está aprendendo.

É um filme que emociona pela produção, pela trilha sonora, pelas imagens, pela sensibilidade com que foi criado, mas acima de tudo, pelo sentimento de que pela educação podemos impregnar de sentido a vida das pessoas e como dizia Paulo Freire, entender que ensinar e aprender não pode se dar fora da boniteza e da alegria.

É preciso que ensinemos os saberes do mundo, mas também, que ensinemos e aprendamos os saberes do coração.
Download do filme

Descrição da Imagem: Cartaz do filme - professor e aluno, de perfil sobre fundo manchado azul e amarelo e o nome do filme - Taare Zameen Par.

11 comentários:

Elis Zampieri disse...

Querido Luiz, obrigado pela divulgação, apoio e incentivo de sempre. Preciso de um contato telefônico seu, please.

Abração.

Cultura na rede disse...

Elis como sempre sensível com seus encantos que contam e fazem de suas obras uma arte irretocável! Sinto-me feliz em poder neste ambiente divulgar essa preciosidade.
Encaminho por e-mail o contato ok?
Felicidades e obrigado pela oportunidade.
Abraços
Luiz

esteblogminharua disse...

LuiZ, excelente texto. RRealmente faz-nos sentir uma imensa vontade de ver o filme.
Franz

Luiz disse...

Olá Franz!
Certamente uma obra imperdível. Vale a pena assistir. Obrigado pela visita.
Abraço
Luiz

Lilian Friedrich disse...

Adorei o texto, despertou um grande interesse em assistir o filme.
Aluna do Curso Canoinhas.

Luiz disse...

Olá Lilian!
É fundamental que ações dos Blogs, no caso o nosso com propostas educacionais, tenham como ponto de referencia postagens que provoquem aos seus leitores o interesse pelas atividades neles postados! Fico feliz em saber que despertou curiosidade pelo filme. Posso te garantir que é muito lindo!
Vale a pena assistir, espero que goste e quem sabe retornando contribuindo com novas ideias!
Abraços e bom curso!

Cultura na Rede disse...

Dário Dutra!
Fico feliz pelo Cultura na rede fazer parte desta seleção de Blogs/Sites do País!!! Continuamos na caminhada para que possamos cada vez mais ampliar nossos pontos de sustentação na rede!
Abraços
Luiz

prof.silvana disse...

O filme é o relato, onde um garoto de 9 anos não é compreedido pela escola, e a criatividade do menino é ignorada pela professora. Parabéns pelo seu trabalho, amplia as possibilidades de utilização, principalmente na Educação Especial
Curcista de Canoinhas.

Denise Souza disse...

O filme é Maravilhoso ! Adorei, precisamos nos conscientizar da necessidade de novos olhares sobre estes alunos para que não se percam ! Parabéns e Muito obrigado pela indicação!

Unknown disse...

Olá Prof. Silvana!
Agradeço pela sua contribuição!
É sem dúvida uma obra fascinante e excelente instrumento de discussão.
Abraço e volte sempre!
Luiz

Unknown disse...

Oi Denise Souza!
Que bom que você gostou do filme. Sem dúvida uma oportunidade de explorar novas situações no contexto educacional.
Volte sempre.
Abraços
Luiz